MADEIRA Meteorologia

Próximos QCA e PRODERAM visam facilitar a vida dos agricultores por via da modernização

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Agosto 2022
11:33

O presidente do Governo Regional alertou os produtores beneficiados pelo PRODERAM, para a necessidade de maximixar a produção agricola, num contexto pós-pandemia e de guerra na Ucrania que afeta o mundo.

A Madeira nunca será autossuficiente na produção alimentar, mas pode maximizar mais este trabalho.

A discursar na entrega dos apoios prémios no âmbito do programa de desenvolvimento rural da Região, a 131 candidaturas aprovadas, Miguel Albuquerque divulgou que a estratégia a seguir no próximo Quadro Comunitário de Apoio "visa podermos estruturar um programa para acelerar a produção agrícola da Madeira", em consonância com a escola agrícola da Madeira.

Assim, serão incentivados fatores de modernização e facilitadores da agricultura, de modo a tornar menos difícil esta atividade e atrair os mais jovens, que devem apostar na formação nesta área.

O governante disse ainda que a Região está a desenvolver, com o Museu da Banana e Universidade da Madeira, uma espécie de teleférico para movimentação dos cachos de banana, "porque, no futuro, as pessoas não vão fazer isso", dadas as dificuldades do transporte deste produto pelos terrenos.

"Queremos introduzir fatores de mecanização para tornar a agricultura menos onerosa para as pessoas e atrair mais pessoas" disse ainda lembrando a evolução verificada nas estufas, atualmente mecanizadas e geridas por meios informáticos.

De salientar que o PRODERAM já aprovou mais de três mil candidaturas de apoios aos produtores regionais.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas