No habitual almoço de Natal oferecido pela Câmara Municipal da Calheta aos idosos do concelho, a presidente da autarquia destacou o papel central dos idosos na construção do concelho e o reforço das políticas sociais locais.
A discursar pela primeira vez como presidente do município eleita neste evento que assinala 25 anos de edições, e que reúne hoje 1.200 idosos no Pavilhão dos Prazeres, Doroteia Leça expressou um reconhecimento ao seu antecessor, Carlos Teles, “que representa não só os mandatos que exerceu, mas todo o empenho ao longo destes 25 anos”.
Dirigindo-se diretamente aos idosos, Doroteia Leça reforçou o sentido simbólico do encontro. “Este evento só faz sentido porque vocês estão cá. É para homenagear todos aqueles que, chegados aos 60 anos, formaram também a Calheta que nós temos hoje”, disse, acrescentando que o concelho “vive de tradições, de vivências, de trabalho e de civismo”, valores que considerou estarem bem representados na população sénior.
No plano das políticas sociais, a autarca destacou o sucesso do cartão “Calheta Mais Saúde”, que já conta com 1.750 beneficiários. “Significa que foi uma boa opção política e é uma boa ajuda a todos vós”, sublinhou. Referiu ainda a rede de dez centros sociais existentes no concelho, incentivando a participação dos idosos: “É uma forma de ocupação, mas de convívio, de vivência e de crescimento individual”.
A intervenção incluiu também referências às parcerias com o Governo Regional, nomeadamente no apoio aos agricultores, com a aquisição de raticida, e terminou com um apelo concreto ao presidente do Governo Regional, presente no convívio, para a instalação de um aparelho de raio-X no Centro de Saúde da Calheta. “Evita muitas deslocações ao Funchal, é uma política de proximidade e espero que seja concretizado em breve”, concluiu a autarca. De salientar que o governante referiu que iria tratar do pedido de Doroteia Leça.