O técnico Tiago Margarido disse hoje que o Nacional quer “muito voltar às vitórias” na I Liga portuguesa de futebol, apesar dos constrangimentos provocados pelo adiamento para segunda-feira do jogo com o Tondela, da 14.ª jornada.
Inicialmente prevista para sábado, a partida foi reagendada para as 17:30 de segunda-feira, após o cancelamento do voo da formação beirã devido ao mau tempo que assolou o arquipélago da Madeira nos últimos dias.
O adiamento teve impacto no planeamento efetuado por Tiago Margarido, que se viu obrigado a conceder uma “folga extra” aos jogadores, de modo a gerir as cargas físicas, além de que as “condições atmosféricas não permitiram treinar” normalmente no sábado.
“Só hoje voltámos aos treinos, isso condicionou um pouco. Primeiro, pelo adiamento. E, depois, consoante o nosso planeamento, que não conseguimos cumprir totalmente. Portanto, sim, teve alguma interferência na preparação”, revelou o ‘timoneiro’ dos insulares, em conferência de imprensa.
Sobre o adversário para esta jornada, o técnico, de 36 anos, considera que o Tondela melhorou no “momento defensivo” depois da entrada de Cristiano Bacci, destacando também o percurso do treinador italiano em Portugal, nomeadamente em 2024/25, ao serviço do Moreirense e do Boavista.
Apesar da fase de retoma da formação beirã, que contrasta com o momento negativo dos madeirenses, que não vencem há cinco jogos para o campeonato, o grupo tem confiança de que vai regressar aos triunfos, segundo Margarido.
“A equipa está muito motivada, quer muito voltar às vitórias, principalmente em casa, junto dos nossos adeptos. Portanto, estamos muito crentes de que vamos conseguir”, afirmou.
Totalmente recuperados de lesão, Witi e Pablo Ruan poderão integrar a convocatória, ao passo que José Gomes evoluiu favoravelmente, mas permanece em dúvida até à hora do jogo.
Em sentido contrário, Ivanildo Fernandes, Ulisses Rocha e Filipe Soares continuam entregues ao departamento clínico e são baixas confirmadas.
O Nacional, 14.° classificado, com 12 pontos, defronta na segunda-feira o Tondela, que ocupa o 16.º e antepenúltimo lugar, de acesso ao play-off de manutenção, com nove, a partir das 17:30, no Estádio da Madeira, no Funchal, sob arbitragem de Ricardo Baixinho, da associação de Lisboa.