Albuquerque anuncia que Madeira vai criar fundo de crise para apoiar fatores de produção
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, anunciou hoje que após muita insistência e negociações com a União Europeia para afetar verbas do PRODERAM e do próprio Orçamento Regional, a Madeira obteve autorização para criar um fundo de crise para ajudar os agricultores nos fatores de produção, face à escalada de preços. O regulamento será criado ainda este verão.
"Obtivemos autorização da União Europeia, através das diligências do Governo, no sentido de constituirmos uma reserva de crise. A ideia será afetarmos algumas verbas do PRODERAM e também do Orçamento Regional, estamos a elaborar neste momento o regulamento, para apoiar os fatores de produção, sobretudo as rações", afirmou o presidente do Governo Regional, à margem da abertura da Expo Pecuária, na Ponta Delgada."
Visa, no fundo, "minimizar os custos de produção, ou seja, que a subida dos custos da ração não tenham tanto impacto no consumidor final e também no próprio desenvolvimento das atividades empresariais", explicou ainda o chefe do Executivo.
Até ao final do verão, a Região estará em condições de iniciar a atribuição destes apoios que, conforme salientou Albuquerque, deverão em breve ser alargados a outras áreas como a panificação.