MADEIRA Meteorologia

Veja o ‘Antes e Depois’ da moda na Madeira (com fotos)

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
05 Abril 2025
9:55

Tempos houve em que o setor da moda passava completamente ao lado da Madeira. Hoje, graças à abertura de mentalidades, observada por estilistas da Região, é uma área acarinhada pelo público madeirense que se revela, cada vez mais, despido de conservadorismo.

  • Veja o ‘Antes e Depois’ da moda na Madeira (com fotos)

Tenhamos como exemplo Fátima Lopes que, há mais de três décadas, rumou a Lisboa e posteriormente a Paris, para seguir um sonho que jamais conseguiria alcançar na terra onde nasceu. “Naquela altura, a Região não dava nenhuma hipótese para os criadores terem uma profissão como aquela que eu ambicionava. Eu ‘queria o mundo’ e há 30 anos a Madeira era completamente isolada do mundo da moda”, relata a estilista de renome.

  • Veja o ‘Antes e Depois’ da moda na Madeira (com fotos)

Felizmente, para os profissionais do setor, “hoje há uma realidade completamente diferente em que alguém que tenha muito talento e vontade consegue fazer magia”, observa Fátima Lopes, em declarações ao JM.

Se por um lado Fátima Lopes lançou a sua marca fora da terra natal, João Pedro arrancou na Madeira mas quer alargar horizontes até porque, aqui, apesar da evolução, ainda há muito a fazer.

O estilista madeirense dá conta ao JM que está a tentar expandir o seu trabalho. “Vou fazer o meu próximo lançamento no dia 25 de abril no Porto porque a Madeira é uma ilha muito bonita e etc... mas a falta de oportunidades ainda existe e é algo sobre o qual temos de lutar para que tal facto se inverta”, reforça.

“Vivemos numa ilha em que muitas áreas evoluíram, como é o caso da moda, mas ainda não é o suficiente para que consigamos evoluir mais, e agora, que já consegui uma bagagem boa aqui, vou ver como corre no Porto, mas acho que vai ser um sucesso”, afirma, demonstrando-se, deveras, confiante.

Leia mais na rubrica ‘Antes e Depois’ da edição impressa de hoje.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas