MADEIRA Meteorologia

Trazer a Região verdadeira para o interior da ALRAM

Data de publicação
27 Maio 2025
9:23

No arranque dos trabalhos no plenário madeirenses, na manhã desta terça-feira, coube a Élvio Sousa a primeira intervenção política do dia.

O líder parlamentar do JPP alertou para a imperiosa necessidade de transportar para o interior do hemiciclo “o País real, a Região verdadeira”, lembrando que “a nossa missão é propor, legislar, representar e fiscalizar”.

“É oportuno lembrar que a quantidade não é sinónimo qualidade, e que o papel de um partido político nesta casa não se mede, nem se pesa, pela quantidade de propostas, muitas delas a granel”, aqui se recordando que na semana passada praticamente todas as propostas em debate foram oriundas da bancada do PS, com os socialistas a fazerem bandeira disso, mesmo que no final tenham todas sido reprovadas.

Feita esta ressalva, Élvio Sousa disse que “é ainda oportuno referir, e recordar que este PSD, sempre que se aproximam momentos autárquicos eleitorais, tenta transformar o principal órgão de governo da Região numa assembleia autárquica, rebaixando a importância e prestígio desta casa”.

De seguida, elencou aquilo que, no entender do seu partido, enferma a Região, “os problemas que afetam os madeirenses”, que “devem ter preocupação genuína e prioridade de agenda”.

Feito esse diagnóstico, onde entram os números do risco de pobreza, das listas de espera, entre outros, o parlamentar do JPP especificou aquilo que diz serem as seis grandes áreas prioritárias para a legislatura que agora se inicia, nomeadamente redução do custo de vida através também da redução fiscal. Já na saúde e na coesão social “seremos irredutíveis até que sejam consagrados os tempos máximos de espera para consultas, exames e cirurgias”. Outros pontos essenciais serão “os transportes e a mobilidade, habitação, Autonomia e República, reconhecimento do CINM”, entre outras matérias.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas