A Madeira, pela adesão, coordenação e sucesso das iniciativas Erasmus, devia ser alvo de um estudo de caso, a nível europeu.
A opinião foi partilhada, esta manhã, por Ana Paula Alves, da Agência Nacional do Programas Erasmus+ Educação e Formação, na sessão de formação que está a decorrer no Colégio dos Jesuítas, com mais de 100 professores e dirigentes escolares inscritos.
A técnica responsável pelo acompanhamento de potenciais candidatos com ideias de projeto para parcerias entre escolas, lamentou que a Europa não disponibilize mais verbas para Portugal, em particular para a Madeira, porque "a ilha tem sido um exemplo, devia ser um case study para se perceber as suas dinâmicas", em matéria de aproveitamento dos programas, destacando o facto de os mesmos envolverem vários intervenientes da hierarquia dos estabelecimentos de ensino.
Jorge Carvalho, por seu turno, afirmou que a Madeira tem sido "uma referência", não tendo sido por acaso que a Região foi a escolhida pela Agência Nacional para as comemorações dos 35 anos do programa ERASMUS, "precisamente pela dinâmica e pelo impacto que o programa tem na Região".
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia lembrou que, desde que o atual executivo tomou funções, em 2015, foi decidido criar um departamento específico para apoiar as escolas na ligação com a Agência Nacional do Programa Erasmus+ "na dinamização dos projetos, na capacidade de criar parcerias e trabalho em rede. São os frutos destas dinâmicas que estamos hoje a colher e que temos estas referências, que recebemos com muito agrado".
O governante sublinhou que tal também resulta da importância que as direções e os professores das escolas da Região dão ao programa, para o enriquecimento dos alunos e docentes. "Sem essa mobilização, não estaríamos com os referenciais que estamos a nível nacional".
Só no ano letivo anterior, foram abrangidos por programas Erasmus mais de sete mil alunos, em mais de vinte programas que totalizam uma verba superior aos três milhões de euros.
A formação da Agência na Madeira visa capacitar os docentes e serviços para um eventual aumento de candidaturas aos programas Erasmus. "É toda esta dinâmica de envolvência que leva a que tenhamos mais projetos aprovados e que tenhamos uma maior participação do programa", salientou ainda, manifestando-se confiante de que, com a ação formativa em questão, o número de candidaturas aos projetos de intercâmbio possa aumentar.
Paula Abreu