MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Consultor

19/11/2025 08:00

Já aconteceu receber elogios no seu trabalho e só ganhar com isso...mais trabalho? Se a resposta foi afirmativa, relaxe que não está sozinho. Este fenómeno é conhecido como “Ghost Growth” (crescimento fantasma) e consiste na ilusão de avanço na carreira, sem equiparável promoção ou aumento salarial. A plataforma de emprego MyPerfectResume, num estudo publicado em setembro, reportou que 63% dos inquiridos dizem já ter sentido o mesmo, sendo que 53% afirmam que a sua carreira parece estar a progredir, mas na verdade não está, 78% receberam novas atribuições sem promoção ou aumento salarial, 53% receberam promessas de promoções que nunca se concretizaram e 35% relataram nunca ter sido remunerados por maior carga de trabalho.

Mas porque é que até profissionais astutos caem nesta armadilha? Porque é comum as organizações esperarem dos seus funcionários um desempenho superior antes de providenciarem uma promoção ou um aumento. Um profissional inteligente, confiante no seu talento e ambicioso, assume o projeto com a expectativa de que isso levará a uma promoção, aumento salarial por mérito ou outro tipo de reconhecimento. Não há nada de errado no seu empregador querer ver o seu desempenho a um nível mais alto antes de lhe oferecer uma remuneração mais elevada. O problema surge quando não há remuneração adicional, mas permanece a expectativa de que continuará a esse nível mais alto, assumindo projetos adicionais, gerindo mais pessoas, sendo responsável por atingir mais e melhores metas, etc. etc. etc. Torna-se parte do problema quando deixa o seu empregador escapar impune, abraçando o seu trabalho, quando o seu trabalho não o abraça de volta.

O referido estudo atesta ainda que o crescimento fantasma não se resume a um tema de carreira, mas é também uma questão emocional. Os efeitos mais imediatos desta prática incluem sentimentos de frustração (23%), esgotamento (20%), intenção de procurar novo emprego (16%), desmotivação (15%) e quebra de produtividade (13%).

De acordo com a revista Forbes (2025), existem cinco passos para escapar ao crescimento fantasma:

1) decida como irá medir o avanço na carreira (ex.: aumento salarial, promoção, autonomia, etc.) priorizando os seus esforços; 2) confirme como o processo realmente funciona na sua organização, identificando as pessoas que alcançaram esse objetivo com sucesso e descobrindo como chegaram lá; 3) adapte o seu plano de ação ao processo e aos decisores relevantes. Se ainda não tiver um relacionamento com as pessoas que influenciam as decisões importantes, aumente a sua visibilidade; 4) faça um acompanhamento do seu progresso e peça aos seus superiores o que pretende, acompanhando o pedido em intervalos regulares, caso este não tenha sido atendido de forma imediata; 5) trabalhe no avanço da carreira fora da sua organização atual para ampliar opções.

Ao conduzir uma campanha paralela, mantém as opções em aberto, caso o seu pedido de aumento ou promoção não dê em nada. Se o seu trabalho extra não surtir efeito, concentre seus esforços apenas em oportunidades externas.

Em suma, quando o crescimento profissional é apenas um golpe de teatro, ele não inspira, afasta. Já o custo não se resume à perda de confiança, mas também à perda de talento. E se um dia apresentarem ao caro leitor um truque de ilusionismo deste género, rasgue o bilhete e saia do espetáculo. Como dizia Pedro Chagas Freitas: “Não culpes um palhaço por continuar a ser um palhaço. Culpa-te a ti por continuares a ir ao circo.”

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas