MADEIRA Meteorologia

SNPC contesta reunião da FEDRAM e apela à adesão dos bombeiros à greve geral

Data de publicação
08 Dezembro 2025
9:40

O SNPC – Sindicato Nacional da Proteção Civil, num comunicado enviado às redações, afirma ter tido acesso a um e-mail emitido pela Federação de Bombeiros da RAM, a partir do qual ficou a saber de uma reunião “quase secreta, sem oposição nem qualquer contestação ao que ali se cozinhou”.

Nesse sentido, frisa que o Sindicato Nacional da Proteção Civil tem o “maior número de Bombeiros representa”; e que a greve geral, convocada pela UGT e CGTP “é para todos os trabalhadores, sindicalizados ou não, de todos os setores de atividade e dispensa, por parte dos sindicatos de qualquer pré-aviso de greve”.

O Sindicato vinca, por isso, que todos os bombeiros da RAM e as entidades patronais, “representadas pela Federação de Bombeiros, com a assessoria de alguns representantes sindicais regionais, por ventura alinhados pela mesma cor política e interesses em comum, que não se deixará diminuir por ninguém, muito menos, por quem tem posições contra os Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias, como foi o caso das reuniões, onde o SNPC lutava com propostas pela equiparação destes Operacionais, aos Bombeiros Sapadores e esses Dirigentes estavam a tentar evitar essas nossa pretensão”.

O SNPC afirma não aceitar ser excluído de nenhuma negociação, seja ela para melhorar as condições de Trabalho dos Bombeiros da RAM, seja para limitar a sua participação na greve.

“Lamentamos que o Sr. Dr. Savino Correia, por quem temos uma inestimável consideração e amizade, alinhe naquilo que consideramos uma verdadeira palhaçada discriminatória e pedimos ao Sr. Diretor Regional do Trabalho, que não se deixe enredar em teias que nada tem a ver com os nossos Bombeiros, nem com os seus justos interesses”, aponta.

Assim, face ao que Sindicato considera ser uma “tentativa de descriminação e desvalorização”, irá reunir o seu secretariado nacional, “refletir sobre o e-mail da FEDRAM, da sua ligação umbelical a dirigentes regionais e irá decidir sobre as medidas a tomar nesta verdadeira violação do Direito à Negociação e à tentativa de descredibilizar, aos olhos dos trabalhadores, um Sindicato que não é ‘Lambe Botas’ nem se deixa amedrontar por ninguém”.

Apela, ainda, a todos os bombeiros da RAM “que adiram a esta greve, se assim o entenderem, que respeitem e assegurem o socorro inadiável à nossa população e confiem no SNPC. O SNPC nunca negociará nas Vossas costas e continuaremos empenhados em valorizar as Vossas funções e melhorar a vida de todos, quer em negociação com o Governo Regional da Madeira, quer com os diversos Grupos Parlamentares com assento na Assembleia da República, com os Partidos Políticos, todos eles, e ainda com o Governo da Republica”, rematou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas