MADEIRA Meteorologia

Sindicato de Hotelaria agenda manifestação na Quinta Vigia no dia 25 de fevereiro

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
17 Fevereiro 2025
17:27

O Sindicato de Hotelaria da Madeira esteve hoje reunido em plenário de dirigentes e delegados sindicais, com as preocupações dos salários baixos e formas de luta sindical a dominarem os trabalhos, com o contrato coletivo do setor em cima da mesa.

Assim, e de acordo com Luís Trindade, coordenador da Federação de Hotelaria, que esteve presente na reunião, no próximo dia 25, será realizada uma chamada de atenção para a realidade em que vivem os trabalhadores do setor, desta feita, com uma concentração, a partir das 15h30, junto à sede do Sindicato, na Rua da Alegria, no Funchal, para uma manifestação até à Quinta Vigia, sede do Governo Regional. O objetivo é entregar um documento a Miguel Albuquerque, apelando à intervenção do executivo.

A concentração tem ainda por missão “denunciar à população o que está a acontecer no setor de hotelaria”, com falta de mão de obra devido às baixas remunerações.

“Na política, quando há eleições, os partidos queixam-se que os salários são muito baixos, mas depois de eleitos os responsáveis do governo e dos partidos, as propostas enviadas para as associações patronais acabam por ser a continuidade de salários baixos e do salário mínimo nacional, “independentemente da categoria profissional do trabalhador e da sua antiguidade”, criticou o sindicalista.

Segundo Luís Trindade, o patronato “aposta em variáveis, como prémios e bónus, para que o trabalhador esteja o maior tempo disponível para a entidade patronal”, mas sem o aumento efetivo do salário base.

“Se há falta de mão de obra, o problema é precisamente devido aos salários que são baixos e, por isso, os jovens em Portugal, mesmo com formação na área, não apostam neste setor no nosso país, preferindo emigrar”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que ainda se justifica que o dia anterior ao ato eleitoral seja de reflexão?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas