MADEIRA Meteorologia

SESARAM integra projeto piloto EMbrace

Data de publicação
25 Julho 2024
18:50

O Serviço de Saúde da Região (SESARAM, EPERAM), em comunicado, informa que “é um dos três centros piloto (hospitais públicos), ao nível nacional, que integram o projeto EMbrace, projeto piloto multicêntrico de VBHC (Value-based healthcare), no âmbito do seguimento dos doentes com Esclerose Múltipla em Portugal”.

O estudo relativo a este projeto, que ainda se encontra em desenvolvimento, foi apresentado no Congresso da Academia Europeia de Neurologia - Helsínquia 2024, realizado no passado dia 1 de julho.

O SESARAM explica que o projeto EMbrace tem por objetivo influenciar significativamente o tratamento da Esclerose Múltipla, fornecendo evidências para orientar a implementação de modelos de cuidados de saúde mais eficientes e centrados no doente.

A aplicação desta metodologia de ‘Cuidados de Saúde Baseados em Valor’ está centrada em cinco pilares: valor centrado no doente, ritmo de trabalho, minimização de desperdícios, definição de fluxos de valor e melhoria contínua. No contexto de doenças crónicas como a esclerose múltipla, este modelo torna-se particularmente significativo.

Iniciado em março de 2021, o projeto inclui uma educação básica sobre os conceitos de VBHC, uma análise e refinamento da jornada do doente em cada centro e uma recolha longitudinal prospetiva de indicadores de atividade da doença, indicadores funcionais (cognição, função do membro superior e marcha) e indicadores de qualidade de vida (patient reported outcome measures, PROMS).

Neste momento, o SESARAM tem o processo de recolha de PROMs mais sedimentado do que os outros dois Hospitais incluídos no projeto, contando com a coordenação da neuropsicóloga do Serviço de Neurologia, Sofia Carlos Aguiar, em estreita articulação com os restantes elementos da equipa do projeto: a enfermeira, Patrícia Rodrigues, os médicos, Roberto Franco, Armando Morganho, o investigador principal do SESARAM neste projeto, Teresa Carolina Aguiar, a diretora do Serviço de Neurologia, e Martinha Garcia, diretora dos Serviços Farmacêuticos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas