MADEIRA Meteorologia

Sérgio Gonçalves reúne-se com a maior autoridade portuária francesa

Data de publicação
18 Junho 2025
18:57

O eurodeputado Sérgio Gonçalves reuniu-se esta quarta-feira com representantes do HAROPA PORT, a maior autoridade portuária de França, responsável pela gestão dos portos de Le Havre, Rouen e Paris.

De acordo com um comunicado do gabinete do eurodeputado a reunião teve como objetivo discutir os principais desafios do setor portuário europeu e as políticas europeias com impacto direto na atividade portuária, como a transição energética, o financiamento de infraestruturas e a Estratégia Europeia para os Portos, que deve ser apresentada no final deste ano.

Adianta a mesma fonte que, durante o encontro, os responsáveis da organização francesa destacaram a sua crescente cooperação com portos portugueses e sublinharam a importância que os portos desempenham na economia europeia e na transição energética.

Lamentam, por outro lado, a dificuldade em aceder a financiamento direto adequado no atual Quadro Financeiro Plurianual da UE. Segundo a autoridade portuária, apenas cerca de 3% dos fundos do Mecanismo Interligar a Europa (MIE) têm chegado diretamente às administrações portuárias, valor considerado insuficiente face aos investimentos necessários para melhorar e adaptar as infraestruturas para o processo de descarbonização dos portos.

Sérgio Gonçalves defendeu a instalação de sistemas de fornecimento elétrico em terra para navios, de forma a reduzir as emissões nas áreas portuárias e sublinhou a necessidade de financiamento europeu estável para permitir aos portos realizarem esses investimentos.

Segundo a HAROPA, existe ainda a urgência de alterações regulatórias que eliminem obstáculos burocráticos a estas tecnologias e permitam o acesso a mais fontes de financiamento para as mesmas.

No domínio ambiental, a aplicação do sistema europeu de comércio de emissões (ETS) ao setor marítimo está a gerar receios sobre a possível perda de competitividade dos portos europeus face a concorrentes em países vizinhos.

Sérgio Gonçalves defendeu a importância de garantir coerência entre este sistema e o novo mecanismo global, aprovado recentemente pela Organização Marítima Internacional (IMO), para reduzir as emissões do transporte marítimo.

A reunião abordou ainda a futura Estratégia Europeia para os Portos, atualmente em preparação pela Comissão Europeia.

A delegação francesa apelou a uma abordagem coordenada, sem sobrecarga regulatória adicional, que reconheça a diversidade dos portos europeus e crie condições para acelerar a transição energética e reforçar a resiliência logística da União Europeia.

Para Sérgio Gonçalves, a Estratégia Europeia para os Portos será “uma oportunidade para consolidar o papel dos portos como plataformas energéticas, logísticas e industriais e criar as condições reais para que sejam cumpridos os objetivos ambientais e o reforço da coesão territorial dentro da UE”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas