MADEIRA Meteorologia

Sem rasto da Profeta que fez parar a praia

Data de publicação
06 Abril 2026
10:54

Durante as férias da Páscoa de 2019, ao longo de 12 dias, uma cria de lobo-marinho transformou o quotidiano do Porto Santo. Passaram sete anos e, segundo o IFCN, o animal nunca mais foi visto.

Tinha apenas seis meses. Nascida nas Ilhas Desertas em novembro do ano anterior, a jovem fêmea surgiu na chamada ilha dourada magra e exausta, à procura de repouso após uma viagem que os técnicos especialistas admitem ter sido longa. Durante cerca de 12 dias, encontrou no areal um abrigo improvável. Dele foi protagonista e nele recuperou.

Durante esse período, repetiu um ritual que rapidamente se tornou familiar. Descansava ao sol, indiferente à crescente curiosidade em seu redor, e ao cair da noite regressava ao mar, onde se alimentaria. No dia seguinte, voltava. Um comportamento considerado normal nesta fase da vida, quando os juvenis terminam a amamentação e começam a explorar novos territórios de forma solitária.

A população habituou-se à sua presença como quem reconhece um visitante raro, quase sagrado. Havia quem passasse por ali todos os dias, não só para ver, mas para confirmar que ali continuava. À distância do Porto Santo, havia milhares a aguardar, diariamente, a notícia de que a pequena fêmea regressaria mais uma vez ao areal.

Mais tarde, a história ganharia nome: Profeta. Não apenas nas notícias da altura, mas também na memória e na ficção que delas nasceu. A cria transformou-se em símbolo de uma visita inesperada da natureza.

  • Sem rasto da Profeta que fez parar a praia

A 22 de abril, desapareceu. Volvidos quase sete anos, não voltou a ser observada no Porto Santo. E, desde então, ficou a pergunta: para onde foi?

Leia o artigo da rubrica ‘Lembra-se?’ na edição impressa desta segunda-feira do JM.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Têm razão os enfermeiros em pedir escusa de responsabilidades?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas