MADEIRA Meteorologia

Rubina Leal destaca 40 anos da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia

Data de publicação
12 Junho 2025
11:54

No dia em que se assinalam quatro décadas sobre a histórica adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, Rubina Leal diz ser “um momento determinante na consolidação da democracia portuguesa, no reforço da nossa identidade europeia e no início de um novo ciclo de desenvolvimento económico, social e institucional para o País”.

A presidente da Assembleia Regional recorda que “há 40 anos, Portugal tornava-se membro da então CEE, culminando um processo de integração que não apenas aproximou o País dos seus parceiros europeus, mas também abriu portas a novas oportunidades de progresso, modernização e coesão territorial. Esta adesão significou mais do que uma mudança política e económica: foi um marco de confiança no futuro, de pertença a um espaço de valores comuns, de solidariedade, de paz e de prosperidade partilhada”.

Para a Região Autónoma da Madeira, “esta integração teve um significado particularmente relevante. Com a aprovação da Resolução da Assembleia Regional n.º 2/85/M, em plenário de 5 de junho de 1985, o Parlamento madeirense fez ouvir a sua voz junto das instâncias nacionais e europeias, sublinhando a necessidade de um reconhecimento claro das especificidades do nosso arquipélago — da nossa insularidade, dos escassos recursos naturais e da estrutura própria da nossa economia”, acrescenta.

Rubina Leal escreve ainda que “foi também nessa resolução que se destacou o papel da Madeira na construção da identidade europeia, com base na sua vocação atlântica e ecuménica, na sua diáspora e na sua contribuição histórica, cultural e geográfica para a formação de uma Europa mais diversa e mais coesa”.

Graças à integração europeia, “a Madeira beneficiou de instrumentos financeiros essenciais ao seu desenvolvimento, como os Fundos Estruturais e de Coesão, que permitiram melhorar infraestruturas, qualificar os serviços públicos e criar novas oportunidades para as empresas e para os cidadãos. Foi através da Europa que a Madeira consolidou o seu modelo de desenvolvimento regional, sustentado na autonomia política e na solidariedade europeia”, exalta a presidente da ALRAM.

“Hoje, ao assinalarmos os 40 anos desta adesão, reafirmamos o compromisso da Região Autónoma da Madeira com os valores fundadores da União Europeia: a liberdade, a democracia, a justiça social, a coesão territorial e o respeito pelas identidades regionais. Continuamos a defender uma Europa que reconheça e valorize as suas regiões ultraperiféricas, como a Madeira, como parte integrante do seu projeto político, económico e humano”, frisa.

“A Europa que ajudámos a construir é também a Europa que queremos continuar a transformar. Com mais coesão, mais desenvolvimento sustentável e mais solidariedade entre os seus povos”, afiança, a terminar.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas