MADEIRA Meteorologia

Ribeira Brava debateu a Saúde Mental e os seus desafios

Data de publicação
12 Março 2025
19:35

Paulo Azevedo foi à Ribeira Brava falar de superação. O orador que nasceu há 43 anos sem pernas e sem braços foi o convidado do Colóquio de Saúde organizado pela Câmara Municipal, e não deixou ninguém indiferente à sua história de vida marcada por muita luta e determinação.

Cresceu a ouvir que não poderia andar ou fazer as coisas banais que todos fazem. Só que não. A garra, a coragem e o amor de uma família determinada fizeram-no acreditar que poderia ser dono da sua vida. E assim foi.

Nesta conversa com o público, contou como superou as dificuldades sem nunca deixar de sonhar. Jogou futebol, andou de moto 4, estagiou com o José Mourinho, conviveu com o plantel do Real Madrid, tirou carta de condução e é pai de duas crianças.

“O pior inimigo de ti próprio és tu e o teu maior aliado também. Tu és o dono das tuas decisões”, afirmou, salientando que quando a vida nos passar rasteiras, decidimos se ficamos deitados no chão ou se nos levantamos e continuamos a lutar pelos nossos objetivos.

E acrescentou: “Misturamos muitas vezes as palavras impossível e difícil. Colocamos as duas dentro do mesmo saco, damos dimensões exageradas aos nossos problemas e diminuímos as soluções para os resolvermos. Mas nunca nenhum problema é maior do que tu. O difícil não significa impossível”.

Olhando para uma plateia de jovens e de seniores, e tendo por base a sua história de vida, referiu que não há obstáculos ou dificuldades que não se consiga contornar. É preciso sair do caminho mais fácil para seguir o caminho que nos leva a enfrentar as dificuldades.

Num mundo de batalhas constantes, deixou uma garantia: “A tua vida depende de ti, só tu podes ser o teu maior aliado ou o teu maior inimigo”.

O Colóquio teve como tema central a saúde mental. Jorge Santos, presidente interino da autarquia, deixou um alerta. “Se estás atravessando um inferno, continua andando”. Uma frase que “traduz bem o que significa viver momentos de dor emocional, de ansiedade ou de depressão, mas aponta para algo essencial: há sempre um caminho adiante e uma luz de esperança”.

Durante demasiado tempo, a saúde mental foi um tema esquecido, marcado pelo silêncio e pelo estigma, mas hoje cuidar da mente é tão vital quanto cuidar do corpo.

Embora o município não tenha competências específicas nesta matéria, graças ao governo e às parcerias com instituições privadas, a Ribeira Brava procura responder a essa necessidade. “Contamos com psicólogos familiares nos centros de saúde, clínicas privadas e uma cobertura quase total de médico de família. A nossa rede de apoio social, com lares de idosos, uma unidade de Alzheimer e lares intergeracionais, entre outros, tem sido essencial para proporcionar apoio e combater a solidão, sobretudo entre os mais vulneráveis”, afirmou.

Por sua vez, Herberto Jesus, presidente do Conselho de Administração do SESARAM, referiu que há hoje uma grande preocupação com a saúde mental da população e deixou um alerta: “Sejam ativos, aprendam sempre, queiram estar informados e desenvolvam as capacidades cognitivas porque o nosso cérebro tem mais dificuldade em envelhecer se nos mantermos em alerta”.

Destacou o papel determinante das autarquias que, por estarem mais próximas das pessoas, devem ajudar na promoção da saúde e facultar informação aos cidadãos para que sejam cada vez melhores.

O colóquio contou ainda com as intervenções do psiquiatra Jorge Velosa, da psicóloga Alexandra Mendes e da Diretora Regional da Saúde, Bruna Gouveia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas