MADEIRA Meteorologia

Rafael Nunes diz que Albuquerque “tem medo de “enfrentar o JPP olhos nos olhos”

Data de publicação
05 Dezembro 2024
18:34

O vice-presidente da bancada parlamentar do Juntos Pelo Povo (JPP) abordou esta quinta-feira aquilo que consideram ser “as mentiras propaladas diariamente” por Miguel Albuquerque acerca das reuniões do Governo com os partidos da oposição sobre a proposta de Orçamento para 2025.

Leia a nota de imprensa do JPP:

“Rafael Nunes diz ser “falso” que o JPP tenha recusado sentar-se à mesa com o executivo. “Quem não está disponível para o fazer é Miguel Albuquerque”, explica o parlamentar.

“No dia em que foi feita essa proposta, o JPP respondeu afirmativamente, mas como em toda e qualquer reunião, as partes têm o direito a colocar condições, e o que nós dissemos foi: sim, participamos, olhos nos olhos, na presença de Miguel Albuquerque, da Comissão Política e do Grupo Parlamentar do JPP, quem recusou essas condições foi Albuquerque, e sobre isso não restam dúvidas.”

O dirigente do JPP diz que Albuquerque e o PSD “já deviam saber que nós não participamos em reuniões secretas, à porta fechada, é uma questão de transparência, é a nossa forma de trabalhar, o que deve ser perguntado é quantas vezes Miguel Albuquerque sentou-se frente-a-frente com os partidos da Oposição, ao contrário do que fizeram e fazem na República os primeiros-ministros, como António Costa e Luís Montenegro”.

O JPP, prossegue Rafael Nunes, tem razões para não confiar em Miguel Albuquerque, e avança com o exemplo de três propostas do partido que foram negociadas com o PSD e inscritas no Orçamento de 2021, uma relacionada com um projeto cultural, de âmbito regional, e outras duas visando o reforço de funcionários para a Segurança Social e as escolas. “Nenhuma dessas propostas foi concretizada, Albuquerque não tem palavra, e sem palavra não há confiança”.

Rafael Nunes considera “inadmissível” a campanha diária de Miguel Albuquerque e dos Secretários Regionais para “tentarem incendiar” a opinião pública contra o JPP.

“Mais uma vez ficou bem patente a cobardia política, o medo e a falta de liderança de Miguel Albuquerque em matéria governativa”, refere o parlamentar. “Já o havia demonstrado, em junho deste ano, quando recusou dar a cara numa reunião para o Orçamento de 2024. Mais recentemente, recusou ir ao Parlamento justificar as opções políticas desastrosas durante os incêndios de agosto. E volta agora a não estar presente para conversar com as forças políticas no Parlamento sobre o Orçamento.”

O deputado faz uma leitura política do comportamento do presidente do Governo. “Com estas posições, Miguel Albuquerque volta a mostrar a sua verdadeira natureza”, frisa. “Não demonstra qualquer sentido institucional para quem ocupa um cargo de governação; não revela qualquer sentido de Estado, responsabilidade ou compromisso; não esboça qualquer senso diplomático nem abertura para o diálogo com as forças partidárias da oposição.”

Rafael Nunes criticou ainda a “insolente campanha diária de Albuquerque” e dos “seus prosélitos” a espalhar o “medo, ameaças e terror” para “coagir” o eleitorado madeirense, as famílias, as empresas, as instituições sobre a eventual não aprovação do Orçamento.

O dirigente do JPP considera “inaceitável” que Miguel Albuquerque tenha ido esta quinta-feira a uma cerimónia pública sobre o Dia Internacional do Voluntariado e perante as dezenas de instituições, dirigentes, técnicos e idosos tenha “lançado o pânico” com “mentiras premeditadas”, dando a entender que poderia faltar dinheiro para as instituições se não houver orçamento.

“Albuquerque é um líder fraco e desnorteado”, sublinha Rafael Nunes. “Os madeirenses viveram este ano sete meses sem orçamento e toda a gente percebeu que ele passou o tempo com a mesma lengalenga, as mesmas mentiras e nada do que disse aconteceu, aliás, a situação de instabilidade na Madeira é única e exclusivamente por culpa dele e do PSD, é ele e mais quatro secretários regionais que estão indiciados da prática de crimes graves, e por isso têm medo de perder o poder.””

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas