Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Machico lamentam, em comunicado, que o executivo camarário tenha rejeitado uma proposta que permitiria aumentar o estacionamento disponível no centro da cidade.
A iniciativa, apresentada na reunião de Câmara realizada hoje, tinha por objetivo “disponibilizar o parque de estacionamento situado sob a Estação de autocarros de Machico à população em geral e visitantes ao final do dia, assim como nos fins de fins-de-semana e nos feriados”.
Recorde-se que este espaço se encontra, atualmente, afeto, de forma parcial, aos funcionários da Câmara Municipal, durante o horário laboral, sendo outra parte arrendada a uma entidade privada.
“Fora desse período, o parque permanece encerrado ao público, apesar da reconhecida carência de lugares de estacionamento na zona envolvente”, referem os autarcas social-democratas no texto da recomendação.
Luís Ferreira, Pedro Santos e Fátima Belo salientam que “a pressão sobre o estacionamento no centro da cidade, sobretudo ao final da tarde, à noite e em períodos de maior afluência, provoca transtornos significativos a residentes, comerciantes e visitantes, com prejuízo para a economia local”, sendo que “a otimização do uso de infraestruturas públicas existentes contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos municipais e para a melhoria da qualidade de vida urbana dentro da cidade de Machico”.
Em suma, reforçam, tratar-se de uma medida que “permitiria uma melhor utilização de um equipamento municipal existente, contribuiria para a redução da escassez de estacionamento na cidade e responderia a uma necessidade sentida pela população, sem prejuízo para o normal funcionamento dos serviços municipais”.
Na mesma proposta, os vereadores social-democrata referem que a utilização das infraestruturas públicas, nomeadamente os parques de estacionamento, “devem estar fora da esfera de arrendamento, a não ser que sejam concessionados para utilidade pública2. Além disso, contestam a ocupação de espaços quando essa decisão “contribua para reduzir ainda mais os lugares de estacionamento e para condicionamentos na circulação, como foi disso exemplo a tenda montada nas proximidades do Forum Machico”.
Nesta reunião, os vereadores social-democratas votaram, ainda, contra a proposta do executivo municipal para as bolsas de estudo, por considerarem que “deveria ser mais abrangente, incluindo nesses apoios todos os estudantes universitários em cursos de licenciatura ou de mestrado. No atual modelo ficam excluídos cerca de 120 jovens que se encontram a frequentar licenciatura e todos os que frequentam mestrado”.