Paula Margarido, secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, anunciou que o orçamento da Direção Regional de Juventude para 2026 regista um “aumento histórico de 23%”, destinado ao reforço da aposta na juventude, incluindo a majoração do apoio financeiro às associações de índole escotista, escutista e guidista.
Este que “é um sinal claro da importância que estas associações têm para o futuro da Região”, foi referido nas celebrações do Centenário do Dia do Pensamento, que decorreram este fim de semana, contando com a participação de mais de 800 jovens.
Um número que demonstra, para a Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, “a força e vitalidade do associativismo escotista, escutista e guidista na Região”.
No sábado, Paula Margarido, marcou presença, em representação do presidente do Governo Regional, nas comemorações promovidas pelo Corpo Nacional de Escutas, no Porto da Cruz, onde se reuniram cerca de 630 participantes, entre crianças, jovens, dirigentes e voluntários de vários agrupamentos.
Hoje, ao final da manhã, a secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, no âmbito das celebrações, deslocou-se aos Jardins de Santa Luzia. Na sua intervenção, dirigiu-se aos protagonistas do dia, chamando para junto de si um grupo de jovens escoteiros e guias. Aos três, questionou qual o significado do Dia do Pensamento.
Entre as respostas dadas, ouviu-se que “é o dia em que pensamos em ajudar os outros” e “ em que celebramos o nascimento de Robert Baden-Powell e da sua mulher”.
“Estes movimentos são muito importantes porque nos lembram que todos somos diferentes, mas iguais na dignidade”, afirmou, de igual modo, Paula Margarido, agradecendo aos presentes por “representarem um dos maiores movimentos associativos do mundo e por fazerem refletir que a vida faz a diferença na construção de um amanhã melhor”.