A coligação Mais Santa Cruz vai desenvolver todos os esforços para que o Centro de Saúde de Gaula possa ter um horário mais alargado e garantir médico de família a todos os residentes.
“Com o crescimento demográfico verificado na freguesia, o Centro de Saúde de Gaula começa a ficar escasso para as necessidades da população”, começou por referir Saturnino Sousa, dando como exemplo “o facto de algumas pessoas não terem médico de família, porque o horário do Centro de Saúde, assim não o permite”.
Mesmo não sendo uma área da governação camarária, a coligação PSD/CDS-PP entende que “cabe à câmara municipal trabalhar juntamente com as entidades competentes, no sentido de as sensibilizar para os reais problemas da população”. Por isso a razão do compromisso da coligação Mais Santa Cruz de “trabalhar em conjunto com a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil para que o Centro de Saúde possa ter um horário mais alargado e que o médico de família passe a ser algo a que todos os gauleses tenham efetivamente direito”.
Entre 2001 e 2011 a população de Gaula aumentou mais de 30%. E, de acordo com os censos, entre 2011 e 2021, diminuiu 2,6%. Nos últimos 4 anos a freguesia tem atraído mais residentes, fruto do aumento da construção de habitações, que tem incentivado a procura pela freguesia.
Atualmente, estima-se que Gaula tenha perto de 5 mil habitantes, um aumento da população que, na opinião de Saturnino Sousa, tem de ser acompanhado por uma melhoria da resposta de todos os serviços camarários, mas também na área da prestação de cuidados de saúde.