A Associação Ajuda a Alimentar Cães afirma que “dia 31 é o dia do ano em que desaparecem mais animais”, neste sentido a instituição apela a todos os cidadãos que tenham animais de estimação que os acolham dentro de casa.
”Se não quiserem que tenham acesso à casa toda, eles podem ficar num quarto, na cozinha ou na casa de banho”, lê-se na publicação feita nas redes sociais.
A associação recomenda ainda deixar a televisão ou música ligada, de forma a abafar os sons exteriores. “Uma caminha ou mantas confortáveis, bem como água e comida disponíveis, ajudam a reduzir a ansiedade”, refere.
No caso de animais particularmente assustados, é aconselhável consultar o veterinário. “Existem medicações específicas que ajudam a relaxar e a acalmar cães e gatos em situações de stress intenso. São acessíveis, vendidas em clínicas veterinárias, e devem ser adquiridas com antecedência”, afirma a associação.
O alerta é direto: “Sem os devidos cuidados, o seu animal pode desaparecer”. A responsabilidade de evitar mais um desaparecimento nesta época está nas mãos de cada tutor. A prevenção é simples e pode fazer toda a diferença.