O Grupo Parlamentar do PS, na voz da deputada Isabel Garcês, apresentou um Projeto de Resolução que visa a implementação do modelo de Habitação Colaborativa Sénior na região. O projeto responde ao envelhecimento demográfico da Madeira, que enfrenta desafios como o aumento da população idosa.
De acordo com dados da Direção Regional de Estatística de 2024, a Região apresenta uma inversão na pirâmide etária, com 179 pessoas idosas para cada 100 jovens, e mais de 55 mil cidadãos com 65 anos ou mais. A “falta de respostas habitacionais adequadas”, especialmente para seniores autónomos, é uma preocupação crescente, com “mais de 12 mil idosos a viver sozinhos na região”, conforme apontou a deputada socialista.
O PS destaca a necessidade de alternativas à institucionalização de idosos em lares, apontando para a criação de soluções intermédias que garantam segurança, autonomia e bem-estar. Esclareceu que o modelo de Habitação Colaborativa Sénior tem se mostrado eficaz em vários países europeus, como Dinamarca, Holanda e Suécia, ao promover a convivência comunitária sem prejudicar a autonomia individual.
O Projeto de Resolução propõe a implementação de um projeto-piloto de Habitação Colaborativa Sénior na Madeira, com a construção ou adaptação de habitações acessíveis e adaptadas para seniores.
Além disso, a proposta prevê a reabilitação de imóveis públicos ou terrenos disponíveis, em parceria com as autarquias locais, e um acompanhamento contínuo por equipas técnicas nas áreas social e da saúde.