O Grupo Parlamentar do PSD apresentou, esta manhã, o Projeto de Resolução intitulado “40 anos de adesão à União Europeia, 40 anos de desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira”, em homenagem ao marco histórico da integração de Portugal na então Comunidade Económica Europeia, hoje União Europeia.
O projeto, apresentado no púlpito pelo deputado Bruno Macedo, visa reconhecer a importância da adesão à União Europeia para a transformação e desenvolvimento da Madeira, que, ao longo dessas quatro décadas, passou de um território insular e ultraperiférico com grandes desafios estruturais para uma região moderna e integrada nos fluxos europeus e internacionais.
“É revisitar um momento determinante da nossa história contemporânea”, elencou Bruno Macedo, sublinhando as melhorias nas redes viárias da Madeira, “aproximando populações”.
“Essa distância pagava-se caro no quotidiano das pessoas (...) a Madeira é hoje uma região mais cosmopolita e mais moderna”.
A Madeira, conforme disse, na altura da adesão, enfrentava dificuldades profundas, desde a falta de infraestruturas e acessibilidades até aos baixos indicadores sociais e às limitadas oportunidades económicas.
Ademais, anunciou que em breve o grupo parlamentar do PSD vai dar entrada a um novo projeto de resolução sobre a posição geoestratégica da Região.