O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, afirmou aos jornalistas, à margem do 100.º aniversário do produtor de Bordado Madeira Lino & Araújo, que enviará hoje uma carta ao novo Presidente da República.
“Vou felicitar o Presidente e manifestar a esperança de uma boa e perfeita relação institucional”, declarou, acrescentando que “é fundamental que, dada a legitimidade e os poderes acrescidos do Presidente, ele tenha uma atenção especial às regiões autónomas”.
O governante mostrou-se confiante na cooperação futura entre o Estado e o Governo Regional. “Vamos manter, com certeza, uma relação perfeita no tratamento das questões da Região”, reforçou.
Miguel Albuquerque destacou ainda a importância estratégica das regiões autónomas em matéria de defesa. “As regiões autónomas têm um papel crucial no posicionamento geopolítico de Portugal, em especial na relação com aliados, designadamente com os Estados Unidos da América”, afirmou.
Sobre a nova lei de defesa nacional e os investimentos previstos de 5.800 milhões de euros, o presidente frisou que “estas medidas têm de ser articuladas connosco”.
O chefe do Executivo reiterou também o papel do Presidente da República na garantia de igualdade entre todos os cidadãos. “Cabe ao Presidente assegurar que todos são tratados de forma equitativa e não discriminatória”, concluiu.