MADEIRA Meteorologia

Protecão Civil do Funchal participou em Fórum Internacional de Líderes em Resiliência a Desastres

Data de publicação
30 Setembro 2025
17:13

O Município do Funchal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC Funchal), foi um dos oradores convidados para partilhar conhecimentos e experiências na edição de 2025 do ‘International Disaster Resilience Leaders Forum’, que decorreu em Incheon, Coreia do Sul, entre os dias 29 e 30 de setembro.

Esta edição incidiu sobre o tema “Fortalecer a Cooperação Global na Redução de Riscos de Desastres para um Futuro Sustentável”, com destaque para a implementação do Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres (2015–2030), indicou a Autarquia em comunicado.

Na prática, trata-se de um plano de ação aprovado em 2015 pela ONU e assinado por países de todo o mundo, com um objetivo claro: apostar fortemente na prevenção. Paralelamente, foi debatida a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Entre os casos de sucesso apresentados pelo SMPC Funchal, destaque para os Núcleos de Proteção Civil. Uma iniciativa que já capacitou cerca de 17 mil cidadãos em autoproteção e gestão emocional em situações de emergência, considerado um projeto inovador e reconhecido internacionalmente pelo Relatório de Avaliação Global das Nações Unidas.

A aposta do Funchal na tecnologia e inovação foi outro dos pilares em foco, nomeadamente através de jogos digitais de sensibilização e da doação de sismógrafos e estações meteorológicas às escolas. Estas ações, integradas no projeto AGEO – Platform for Atlantic Geohazard Risk Management, visam educar as novas gerações e criar uma cultura de segurança desde cedo.

“A participação neste fórum, surge após a realização do XII.º Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, realizado em maio de 2025, no Funchal”, recorda-se na nota, na qual se acrescenta que, “na ocasião, o município foi convidado pelo United Nations Office for Disaster Risk Reduction (UNDRR) a partilhar as suas boas práticas e projetos de referência à rede internacional.”

“Com este passo, o Município reforça a sua posição como cidade comprometida com a construção de um território mais resiliente para todos”, remata a nota enviada às redações.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Porque razão Nacional e Marítimo desperdiçam tantos pontos na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas