A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria promoveu hoje, o almoço de Natal do curso EFA – Educação e Formação de Adultos do Imaculado, um projeto educativo desenvolvido em parceria com a Escola Eduardo Brazão de Castro.
A Escola esteve representada neste convívio pela sua vice-presidente, Alexandra Albuquerque, simbolizando a forte articulação institucional que tem permitido afirmar este percurso formativo como uma oportunidade de valorização pessoal, académica e social para adultos.
O encontro contou ainda com a presença do coordenador dos cursos EFA, professor Juan Freitas, e do mediador desta turma do Imaculado, professor Marco Melo, bem como de vários elementos do corpo docente, num ambiente de proximidade e partilha.
“Ficou reforçado o espírito de equipa e de compromisso com um projeto que tem vindo a marcar positivamente a vida dos seus participantes”, conforme se lê na nota. Houve ainda a celebração do aniversário da professora Teresa Gomes, assinalado com especial carinho por todos os presentes.
Em representação do executivo da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria estiveram o presidente Pedro Araújo, a tesoureira Luciana Gonçalves e a vogal Sofia Camacho.
A Junta fez questão de reconhecer publicamente o “empenho dos docentes e o percurso inspirador dos formandos, num gesto que traduz a importância atribuída à educação ao longo da vida e à criação de respostas inclusivas para diferentes percursos pessoais e profissionais”, lê-se.
No final do almoço, o presidente da Junta, Pedro Araújo, dirigiu palavras de reconhecimento e agradecimento a todos os envolvidos por mais um ano de trabalho e dedicação no âmbito deste curso EFA.
Na ocasião, deixou uma palavra especial de felicitação aos alunos pela coragem, perseverança e exemplo que representam ao optarem por concluir o 12.º ano, num percurso exigente que demonstra resiliência e vontade de construir um futuro com mais oportunidades.
O autarca sublinhou ainda que este projeto, lançado em 2023, já apresenta resultados concretos, como comprova o percurso bem-sucedido da primeira turma, reafirmando a convicção de que a educação transforma vidas.