MADEIRA Meteorologia

Prémio de Distinção "São Roque Pregrino" atribuído a Joana Abreu

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Agosto 2022
9:39

No passado dia 26 de agosto, foi entregue o Prémio de Distinção: "São Roque Peregrino", à jovem Joana Abreu emigrante na Holanda há 9 anos.

Por ocasião da entrega do prémio, Conceição Freitas, presidente da comissão que anualmente propõe à Casa do Povo a personagem a homenagear, fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pela homenageada, nomeadamente na divulgação da nossa cultura e do nome de São Roque do Faial, além fronteiras. Destacou, também, o facto de Joana Abreu, apesar de ainda jovem, ter sido festeira, com uma sua prima, nas festas do nosso padroeiro Glorioso São Roque que decorreu no passado fim-de-semana.

Recorde-se que a atribuição do prémio de distinção "São Roque Peregrino" é entregue anualmente a um emigrante desta freguesia. Pretendemos assim reconhecer o mérito daqueles que deixaram a nossa região e que, por algum motivo, se tenham distinguido na terra que os acolheu. O nome atribuído à distinção deve-se ao facto do nosso padroeiro, Glorioso São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização mais concretamente ajudando os doentes de lepra.

A homenagem a Joana Abreu, através da entrega do referido prémio, inseriu-se no XVIII Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial. Atividade organizada pela Casa do Povo de São Roque do Faial com o objetivo de proporcionar aos emigrantes momentos de convívio e de confraternização entre eles e a população em geral. O programa teve início na igreja paroquial de São Roque do Faial, pelas 19:00 horas, com uma missa de Ação de Graças em homenagem a todos os emigrantes da freguesia. Após a missa, tivemos a atuação dos artistas Avelino e Daniel, do Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses", do Grupo Recreativo e Cultural da Casa do Povo de Santo António da Serra e do Grupo de Folclore da Galiza-Espanha "Escola Provincial de Danza-Castro Floxo".

No uso da palavra o presidente da Casa do Povo, Heliodoro Dória, agradeceu às instituições que tornaram possível, mas esta atividade. Endereçou os parabéns à jovem homenageada, Joana Abreu, e na sua pessoa lembrou todos os emigrantes de São Roque do Faial. Destacou o papel fundamental que aqueles têm na divulgação da nossa cultura e dos nossos valores além-fronteiras. Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Santana, Gabriel Faria, voltou a destacar a importância da Casa do Povo de São Roque do Faial no desenvolvimento da nossa terra e na organização de atividades como esta. Aproveitou para louvar o papel dos emigrantes e a sua importância para o desenvolvimento do concelho. Por fim, a Deputada à Assembleia Legislativa Regional, Cláudia Perestrelo, relevou a importância deste tipo de iniciativas e voltou a destacar as vivências do povo de São Roque do Faial. Referiu algumas iniciativas que o poder regional tem desenvolvido para acolher os emigrantes. A terminar voltou a louvar os emigrantes e todos aqueles que têm São Roque do Faial no coração, independente de terem nascido aqui ou não.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas