No passado dia 26 de agosto, foi entregue o Prémio de Distinção: "São Roque Peregrino", à jovem Joana Abreu emigrante na Holanda há 9 anos.
Por ocasião da entrega do prémio, Conceição Freitas, presidente da comissão que anualmente propõe à Casa do Povo a personagem a homenagear, fez questão de destacar o trabalho desenvolvido pela homenageada, nomeadamente na divulgação da nossa cultura e do nome de São Roque do Faial, além fronteiras. Destacou, também, o facto de Joana Abreu, apesar de ainda jovem, ter sido festeira, com uma sua prima, nas festas do nosso padroeiro Glorioso São Roque que decorreu no passado fim-de-semana.
Recorde-se que a atribuição do prémio de distinção "São Roque Peregrino" é entregue anualmente a um emigrante desta freguesia. Pretendemos assim reconhecer o mérito daqueles que deixaram a nossa região e que, por algum motivo, se tenham distinguido na terra que os acolheu. O nome atribuído à distinção deve-se ao facto do nosso padroeiro, Glorioso São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização mais concretamente ajudando os doentes de lepra.
A homenagem a Joana Abreu, através da entrega do referido prémio, inseriu-se no XVIII Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial. Atividade organizada pela Casa do Povo de São Roque do Faial com o objetivo de proporcionar aos emigrantes momentos de convívio e de confraternização entre eles e a população em geral. O programa teve início na igreja paroquial de São Roque do Faial, pelas 19:00 horas, com uma missa de Ação de Graças em homenagem a todos os emigrantes da freguesia. Após a missa, tivemos a atuação dos artistas Avelino e Daniel, do Grupo de Tocares e Cantares "Camponeses", do Grupo Recreativo e Cultural da Casa do Povo de Santo António da Serra e do Grupo de Folclore da Galiza-Espanha "Escola Provincial de Danza-Castro Floxo".
No uso da palavra o presidente da Casa do Povo, Heliodoro Dória, agradeceu às instituições que tornaram possível, mas esta atividade. Endereçou os parabéns à jovem homenageada, Joana Abreu, e na sua pessoa lembrou todos os emigrantes de São Roque do Faial. Destacou o papel fundamental que aqueles têm na divulgação da nossa cultura e dos nossos valores além-fronteiras. Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal de Santana, Gabriel Faria, voltou a destacar a importância da Casa do Povo de São Roque do Faial no desenvolvimento da nossa terra e na organização de atividades como esta. Aproveitou para louvar o papel dos emigrantes e a sua importância para o desenvolvimento do concelho. Por fim, a Deputada à Assembleia Legislativa Regional, Cláudia Perestrelo, relevou a importância deste tipo de iniciativas e voltou a destacar as vivências do povo de São Roque do Faial. Referiu algumas iniciativas que o poder regional tem desenvolvido para acolher os emigrantes. A terminar voltou a louvar os emigrantes e todos aqueles que têm São Roque do Faial no coração, independente de terem nascido aqui ou não.