MADEIRA Meteorologia

PJ lidera estudo das águas residuais da Madeira para deteção de drogas e outras substâncias

Data de publicação
03 Junho 2025
12:59

O Departamento de Investigação Criminal da Madeira anunciou em nota de imprensa que vai acolher a primeira reunião do projeto de estudo das águas residuais da Região Autónoma da Madeira (RAM), com vista à deteção de drogas e de novas substâncias psicoativas, no próximo dia 6 de junho, pelas 14h30, com a presença de todas as entidades parceiras.

Segundo a nota da PJ, este projeto tem por base um estudo académico de âmbito regional, subordinado ao tema ‘Monitorização e Mapeamento do Consumo de Drogas, com especial enfoque nas Novas Substâncias Psicoativas, em Águas Residuais na Região Autónoma da Madeira’, desenvolvido por um inspetor da Polícia Judiciária, e é, também, acompanhado pela Universidade da Madeira e pela Universidade da Beira Interior.

“Para a sua concretização torna-se necessário aceder às diferentes ETAR’s da RAM, incluindo Porto Santo, nomeadamente às localizadas nos diversos concelhos, com vista à recolha de amostras ao longo de 12 meses”, refere a PJ.

A maioria destas estações de tratamento é gerida pela Empresa de Águas e Resíduos da Madeira - nos municípios da Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Machico, Santana e Porto Santo -, sendo as restantes da responsabilidade das câmaras municipais do Funchal, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz, São Vicente e Santa Cruz.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas