MADEIRA Meteorologia

PAN solicita análise aos níveis de poluição existentes nos túneis

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Junho 2023
11:42

"Em virtude de relatos de diferentes cidadãos que diariamente cruzam os tuneis da zona oeste (Cabo Girão - Prazeres) e na direção norte - sul (São Vicente - Ribeira Brava), o PAN solicita uma análise independente, aos níveis de poluição existentes nos túneis", lê-se em comunicado enviado à imprensa.

O PAN recorrre a um relatório divulgado pela Agência Europeia do Ambiente, para defender a análise aos extratores de fumo, no qual se lê que "estudos recentes indicam que se estima que pelo menos 18% de todas as mortes por doenças cardiovasculares na Europa se devem a fatores ambientais fundamentais, incluindo a exposição à poluição atmosférica, temperaturas extremas, fumo passivo e chumbo".

Nesse sentido elementos do PAN circularam hoje entre a Ribeira Brava e a Tabua e entre a Serra de Água e São Vicente. "O ar era irrespirável, comprovando o que de maneira recorrente os especialistas nos alertam 'a concentração de poluentes nos tuneis está bem acima do recomendado', pois não são cumpridas as normas de segurança ambiental e que há túneis na Madeira que apresentam riscos para a saúde de quem lá passa em virtude dos extratores estarem inoperacionais", referem os ativistas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas