O conhecido padre madeirense José Martins Júnior está a realizar um doutoramento.
A informação foi avançada ao início desta tarde numa rede social pela historiadora Raquel Varela. A docente universitária não revela grandes detalhes, mas dá nota do seu contentamento pela decisão do sacerdote da Ribeira Seca, em Machico.
"Um dia especial", escreve Raquel Varela. E explica: "Acabámos de saber que temos um novo aluno a fazer o doutoramento, sob a nossa orientação. O Padre Martins Júnior, de Machico, aos 84 anos, vai fazer o seu doutoramento."
Acrescenta ainda o que representa para si a atitude do padre Martins: "A abrir caminhos, a dar-nos esperança, sonhos, há mais de 8 décadas. Isto merece uma poncha, e um bailinho da Madeira", escreve a historiadora e professora auxiliar com agregação na FCSH- Universidade Nova de Lisboa.
Martins Júnior deixou recentemente a paróquia da Ribeira Seca após uma dedicação de décadas aos fiéis daquela localidade. Durante largos anos, o polémico sacerdote esteve suspenso pela Diocese, mas manteve as suas funções na paróquia até ser novamente admitido, já pelo atual bispo Nuno Brás.
Conhecido pela sua intervenção crítica e por um forte exercício de cidadania, Martins Júnior foi durante anos uma figura da política regional, nomeadamente quando desempenhou as funções de presidente da Câmara de Machico ou de deputado na Assembleia Legislativa da Madeira.
O sacerdote entra agora numa nova fase da sua vida, agora num plano mais académico.
Mónica Rodrigues