MADEIRA Meteorologia

Nuno Maciel defende pesca sustentável, regulamentada e alinhada com a aquacultura

Data de publicação
13 Maio 2025
12:25

Este ano, a Região conta com mais 15 escolas a integrar o projeto ‘Escola Azul’, perfazendo um total de 72. Hoje, realizou-se, no Centro Cultural e de Investigação do Funchal, o III Encontro Regional do projeto coordenado pela Direção Regional de Pescas desde 2020.

Na sessão de abertura, o secretário regional de Agricultura e Pescas elogiou a sensibilidade das escolas para a literacia do mar, afirmando, por outro lado, que “a Região está totalmente alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, sendo mesmo uma referência no que respeita à preservação e proteção dos ecossistemas marinhos”.

Aliás, recordou que “não só fomos pioneiros ao criar, em 1971, nas Selvagens, a primeira área protegida de Portugal, como hoje, temos naquelas ilhas a maior área marinha de proteção total do Atlântico Norte”.

O que significa que a Região está, de forma significativa, “a contribuir para o aumento da diversidade marinha, da riqueza genética e da capacidade reprodutiva das espécies, algo que a todos deve preocupar, porque, como bem sabemos, os recursos são escassos”.

Nuno Maciel entende as “necessidades de consumo, as nossas referências ancestrais e as lógicas económicas do mercado”, mas também precisamos de olhar com pragmatismo e capacidade de iniciativa para a sustentabilidade do planeta, para a preservação das espécies e para a sua capacidade reprodutiva”.

Nessa linha, o governante afirmou sem dogmatismos, que “devemos manter os nossos esforços em favor de uma pesca sustentável e regulamentada, sendo igualmente capazes de olhar para a aquacultura, despedidos de preconceitos políticos, numa ótica de desenvolvimento de uma economia azul equilibrada e competitiva, que pode reduzir a pressão sobre as populações de algumas espécies em meio natural”.

Quanto ao projeto da ‘Escola Azul’, Nuno Maciel expressou o seu orgulho pela adesão dos estabelecimentos de ensino da Região a esta iniciativa de promoção ambiental e que “demostra a nossa sensibilidade da comunidade para este tema”.

A seu ver, “é nas mãos dos mais novos onde o mar deve estar. É aqui que se prepara um futuro mais consciente sobre a importância do mar, num caminho que deve envolver toda a comunidade, mostrando que o mar faz parte da nossa identidade e enfrenta diariamente diferentes desafios”.

Afirmando que “o Governo Regional está empenhado em tornar a literacia do mar como um pilar de conhecimento”, Nuno Maciel garantiu que o executivo continuará “a apoiar, dentro do possível, todos os projetos e iniciativas que protejam esta grande casa que é o mar”.

Até porque, sublinhou, “a Madeira, pela sua localização geográfica e forte ligação ao oceano, tem um potencial único para ser um modelo de referência na educação marítima e ambiental”, pelo que “o financiamento adequado da Escola Azul garantirá não apenas a continuidade do programa, mas também a sua expansão e impacto positivo a longo prazo, assegurando que as novas gerações compreendam a importância do oceano e se tornem agentes ativos na sua preservação e gestão sustentável”.

Nuno Maciel chamou ainda a atenção dos estabelecimentos de ensino: “as novas escolas, que hoje têm a bandeira azul, têm também a responsabilidade de manterem a preservação dos oceanos nas suas agendas de ensino. Este é um galardão, mas também um compromisso para com a Região que a todos vai beneficiar”. Antes, o governante lembrou que este pograma educativo, que este ano tem o tema ‘O Mar nas Tuas Mãos’, assume um papel estratégico na formação das novas gerações, capacitando os alunos com conhecimentos científicos sobre os ecossistemas marinhos, a biodiversidade, a preservação dos recursos, a pesca sustentável e os impactos das atividades humanas no oceano.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas