MADEIRA Meteorologia

Novo modelo de financiamento dos bombeiros é “ato de justiça”, destaca PSD

Data de publicação
24 Maio 2025
12:08

O Grupo Parlamentar do PSD realizou esta manhã uma visita à Federação de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de se inteirar do funcionamento e da implementação do novo modelo de financiamento das Associações Humanitárias de Bombeiros.

A deputada Joana Silva, porta-voz da iniciativa, destacou que a medida representa “um ato de justiça para com os bombeiros”, enfatizando que o novo modelo de financiamento oferece condições melhores e mais sólidas às corporações de bombeiros. Segundo a deputada, o Governo Regional aumentou significativamente o apoio financeiro, passando de 2.580.000 euros anuais, sob o modelo anterior, para 4.040.839 euros em 2024, ano de início da implementação do novo sistema.

Durante a visita, também foi possível constatar que o valor previsto para 2025, contempla a majoração prevista, bem como a atualização, entretanto aprovada para os bombeiros sapadores. No entanto, lamentou que, devido ao chumbo do orçamento regional anterior, o valor estimado de cerca de 7 milhões de euros para 2025, ainda não possa ser totalmente aplicado.

O Grupo Parlamentar do PSD realça a flexibilidade do novo modelo, que se adapta às mudanças demográficas, às necessidades de recursos humanos e garante a gratuitidade do socorro na Madeira. O financiamento feito a 60% pelo Governo Regional e 40% pelas Câmaras Municipais, garante as verbas necessárias para o dispositivo base, uma via de financiamento variável para investimentos das corporações e o financiamento de dispositivos especiais, ativados em situações de alerta amarelo, pagos integralmente pelo Governo Regional.

Adicionalmente, há uma verba destinada às associações para aquisição de equipamentos e necessidades urgentes, conferindo maior autonomia às corporações. O modelo permite ainda o recrutamento de voluntários ou bombeiros externos, desde que garantida a formação adequada, e prevê um suplemento remuneratório para formação especializada não obrigatória, independentemente do vínculo laboral.

“A visita reforça o compromisso do PSD com o fortalecimento do sistema de proteção civil, promovendo condições mais justas e eficientes, num modelo que representa um avanço sólido e necessário na valorização dos bombeiros e na garantia de um socorro eficaz e sustentável da Madeira”, conclui a nota do partido.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas