A Noite Europeia dos Investigadores da Macaronésia – Macaronight 2024 - vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 27 de setembro, entre as 14:00 e as 20:00, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira, no Colégio dos Jesuítas, com transmissão via streaming, através do site oficial do projeto.
O projeto Macaronight é financiado por mecanismos do grupo Horizon H2020 - Marie Curie Sklodowskarojeto/European Union e tem como parceiros Madeira, Açores, Gran Canaria e Tenerife, com o objetivo de objetivo de divulgar a ciência, tecnologia, investigação e inovação desenvolvidas na região da Macaronésia.
Na Madeira, o projeto é liderado pela Universidade da Madeira, tendo como stakeholders a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, a Câmara Municipal do Funchal, a ARDITI - Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação e a StartUp Madeira.
A edição deste ano tem como tema “Missões Horizonte Europa”. A programação local irá incidir na investigação realizada na região relacionada com três domínios de missão, no âmbito do programa Horizonte Europa, nomeadamente “Uma Europa resiliente às alterações climáticas”, a “Missão estrela-do-mar 2030” e “Um acordo de solo para a Europa”.
Durante o Macaronight 2024, dezenas de investigadores de diversas áreas do conhecimento irão dinamizar atividades interativas e informativas, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer os projetos e inovações científicas que estão a ser desenvolvidos na Madeira neste âmbito.
No evento estarão presentes mais de 20 bancas a mostrar a investigação que se faz na ARDITI, no Centro de Estudos de Economia Aplicada do Atlântico, no CiTUR Madeira, no Polo do Centro Universitário de Investigação em Psicologia, no EELab – Laboratório de Engenharia Organizacional, na Escola Superior Enfermagem São José de Cluny, no EU Corner, no Europe Direct Madeira, no Polo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, no ISOPlexis - Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar, no MARE-Madeira, no Museu da Baleia da Madeira, no NeuroRehabLab, na Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e na Startup Madeira.