MADEIRA Meteorologia

Morreram 17 pessoas na Madeira nos últimos 15 dias

    JM-Madeira

    JM-Madeira

    Data de publicação
    16 Fevereiro 2021
    5:00

    Covid-19

    É um número alarmante. Na Região Autónoma da Madeira (RAM), nos primeiros 15 dias de fevereiro, perderam-se 17 vidas devido à covid-19, contabilizando um total de 62 óbitos desde o início da pandemia. 

    Só nos dias 7 e 10 de fevereiro, a Madeira lamentou seis mortes associadas ao novo coronavírus, três em cada dia.

    Um panorama muito menos dramático apresentou os Açores, com apenas três óbitos ao longo das últimas duas semanas, totalizando 29 mortos.

    É visível que a RAM continua a seguir uma tendência negativa em relação a território açoriano, apresentando números que não deixam dúvidas quanto ao cenário atual. À semelhança do que aconteceu em janeiro, a pandemia marcha em sentido inverso entre as regiões autónomas.

    Apesar de no passado domingo, dia 14 de fevereiro, a Madeira ter registado 60 novos casos [número mais baixo desde dezembro], os valores reportados no boletim epidemiológico continuam a deixar os madeirenses em alerta.

    Pelo contrário, muito mais aliviados andam os açorianos que ainda nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro, viram identificados apenas dois casos associados à covid-19. Estes são resultados animadores para a Região Autónoma dos Açores (RAA), que tende para um decréscimo de novas infeções por SARS-CoV-2.

    Se analisados os boletins epidemiológicos diários de ambas as regiões, entre dia 1 e dia 15 de fevereiro, os dados atestam, uma vez mais, a discrepância da situação pandémica entre os Açores e a Madeira.

    1.494 infeções ativas a mais

    Embora a RAM tenha registado nos últimos quinze dias uma ligeira diminuição no que respeita ao número de casos ativos, a média nunca chega a abaixar os 1.500, fixando-se de acordo com a última atualização da Direção Regional da Saúde (DRS) nos 1.595.

    Ora, com menos 1.494 casos ativos, estão os Açores que ontem apontavam apenas 101 infeções ativas. De salientar, também, o facto de a RAA, no período em análise, ter sofrido uma quebra de cerca de 300 casos ativos, sendo que no dia 1 de fevereiro haviam 426 doentes com infeções ativas e ontem, dia 15 de fevereiro, eram menos 325.

    Casos descem nos Açores

    No que concerne aos casos diários reportados em ambas as regiões, a Madeira, após um janeiro negro, segue, novamente, muito à frente em relação ao outro território autónomo português.

    O mês até tinha começado melhor na RAM, com a descida de novas infeções no dia 1 de fevereiro – 61 casos. Todavia, logo no dia seguinte o número voltou a disparar para as 99 novas pessoas infetadas, tendência elevada que, inclusive, tem vindo a ser verificada nos últimos dias, com variações na casa dos 70 e 80. Ainda que os valores sejam inquietantes, as atualizações diárias têm apontado para um ligeiro decréscimo de novos doentes em território madeirense, em comparação com o mês de janeiro. Reflexo disso foi o número de infeções reportadas pela DRS no passado domingo, dia 14 de fevereiro, com a Madeira a registar o valor mais baixo desde o dia 29 de dezembro, quando também reportou 60 novos casos.

    Uma vez mais, a RAA volta, neste ponto, a apresentar um panorama mais favorável, sendo que desde o início do presente mês, os Açores tiveram apenas cinco dias com valores a marcar os dois dígitos. Já nos restantes dez dias, a tendência manteve-se a baixo dos 10.

    Para a região açoriana a atualização mais positiva de fevereiro foi a desta segunda-feira, com apenas dois novos infetados. Um número muito superior deu ontem conta a autoridade de saúde madeirense, com 72 novas infeções.

    Por

    OPINIÃO EM DESTAQUE

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    O que espera do novo Governo Regional?

    Enviar Resultados

    Mais Lidas

    Últimas