MADEIRA Meteorologia

Monocarril vai potenciar terrenos agrícolas no Seixal

Data de publicação
20 Junho 2025
19:46

Nuno Maciel garante investimento e abertura de candidaturas a apoios na manutenção de bardos em urze e preservação de vinhas em latada.

É um compromisso assumido pelo secretário regional de Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, em dia de aniversário da freguesia do Seixal, onde representou o Presidente do Governo Regional na sessão solene comemorativa dos 472 anos daquela freguesia, que decorreu no Salão Paroquial.

O monocarril, orçado em 1,2 milhões, e que irá ligar o sítio do Lugar e a Ladeira do Moinho, beneficiando 76 explorações agrícolas, numa área de quase dois quilómetros (1934 metros), será financiado em 85% através do PRODERAM e 15% pelo orçamento da Região.

“O monocarril irá rentabilizar a produção dos terrenos agrícolas, com menor esforço laboral dos agricultores, e segue em linha com aquilo que o Governo Regional pretende para o setor primário na Região, ou seja, uma base produtiva mais eficiente, sustentável e rentável”, vincou Nuno Maciel.

Numa celebração que teve lugar no salão paroquial, Nuno Maciel adiantou outra boa novidade, e que vai ao encontro das pretensões dos agricultores do Seixal: “o apoio na manutenção de bardos em urze, que passa a incluir também a preservação de vinhas em latada, já está a ser operacionalizado, sendo que os montantes de apoio foram definidos em 750 euros por hectare/ano, para bardos de urze, e 1300 euros por hectare/ ano, para vinhas em latada”, adiantou o governante.

Nuno Maciel aproveitou para recordar a importância da freguesia para o Vinho Madeira, que é responsável por quase 80%, das 552 parcelas do Porto Moniz, inscritas no IVBAM, e não se esqueceu da importância de um dos cartazes de excelência para a promoção da Região, as piscinas naturais do Seixal, concessionadas à junta de freguesia.

“Hoje temos uma fonte de receita para a junta, apesar de algumas vozes contra, que na altura se levantaram, estando o património natural do concelho mais bem preservado e ainda mais valorizado”, recordou o Secretário Regional de Agricultura e Pescas, na ocasião.

Antes de terminar, Nuno Maciel fez ainda alusão a algumas medidas do Governo Regional em prol da população do concelho, como é o caso da taxa de IRC aplicada às micro, pequenas e médias empresas sedeadas em do Porto Moniz, São Vicente, Santana e Porto Santo, que baixou dos 11,9, para os 8,75%, “uma medida tomada em boa hora, que ajuda a alavancar a economia e a mitigar os desafios que se colocam ao despovoamento dos concelhos rurais”, argumentou o governante.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas