MADEIRA Meteorologia

Minisidraria vai funcionar na antiga Biofábrica provisoriamente

Data de publicação
13 Junho 2025
20:16

A minisidraria de Santo António da Serra vai funcionar provisoriamente na antiga Biofábrica, na Camacha, anunciou esta tarde o secretário regional da Agricultura e Pescas, na cerimónia do Dia da Freguesia de Santo António da Serra.

Segundo explicou, trata-se de uma “situação provisória” devido à realização de obras no centro cívico e a solução encontrada pelo Executivo para assegurar que a campanha produtiva de 2025/2026 decorra com normalidade e sem prejudicar os vários produtores.

O governante garantiu que o Governo Regional vai continuar a promover a sidra, através de diversos eventos nomeadamente o ‘Concurso Internacional de Sidras Naturais’ e a 2.ª edição da ‘Festa da Sidra’, na Placa Central. “Eventos com assinalável sucesso e reconhecimento de qualidade”, disse.

Estando em representação do presidente do Governo Regional nas comemorações do Dia da Freguesia, o governante aproveitou a oportunidade para recordar os vários investimentos do executivo na localidade.

Ainda na área que tutela fez saber que a secretaria, através da Direção Regional tem apostado no reforço do apoio técnico para que os produtores possam ter mais rendimento.

A cerimónia decorreu na escola Básica de Santo António da Serra e que foi alvo, recentemente, de obras de beneficiação. A propósito, Nuno Maciel recordou que esta é uma localidade que viu nascer o primeiro Campo de Golfe na Região. A maior infraestrutura desportiva do concelho, que aos dias de hoje representa já um atrativo para 22 mil jogadores/ano”, sublinhou.

Já através da ARM fez saber que será remodelado e ampliado os sistemas de abastecimento e de drenagem de Machico, um investimento até 2030, no valor de 2,2M milhões de euros, com grande impacto em Santo António da Serra.

Sobre o Caminho Florestal das Funduras e que era uma reivindicação da população local, Nuno Maciel anunciou que essa acessibilidade já começou a ser beneficiada, sendo que há igualmente o compromisso para que que logo de seguida, se comece a intervir nos Lamaceiros, a partir do bar “Roque”.

Sobre o percurso pedestre entre a Portela e o Ribeiro Frio há a pretensão de uma intervenção na sequência de um concurso que será lançado para a recuperação de vários percursos pedestres.

O governante disse que através do PRODERAM formam apoiadas 18 operações num valor que ronda os 734 mil euros. Entre as quais destacam-se incentivos a jovens agricultores.

“Algo que muito me satisfaz, porque é por via das gerações mais novas, que vamos combater o despovoamento do território e assegurar a continuidade da ruralidade do nosso território” referiu.

A terminar o secretário regional, que também já foi autarca, reiterou, em nome do Governo Regional, a inteira disponibilidade para continuar a colaborar com a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal em benefício das populações e da melhoria das suas condições de vida.

Falando particularmente do presidente da junta de freguesia, Gilberto Rodrigues, que está em fim de mandato, Nuno Maciel agradeceu todo o empenho que demonstrou ao longo de 12 anos em prol da população.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas