MADEIRA Meteorologia

Militares do Exército vão patrulhar espaços florestais

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
07 Julho 2025
19:16

Militares do Exército vão patrulhar os espaços florestais para detetar ocorrências de incêndio e identificar situações de risco, incluindo a possível presença de indivíduos que possam provocá-los.

Esta medida surge no âmbito de um protocolo de colaboração técnica assinado hoje entre o Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC, IP-RAM) e o Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), com vista a intensificar a vigilância e prevenção de incêndios florestais na Região.

O presidente do SRPC, IP-RAM, Richard Marques, e o comandante do RG3, Coronel de Infantaria, Musa Gonçalves Paulino, formalizaram o acordo na sede da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.

Na ocasião, a secretária regional de Saúde e Proteção Civil, Micaela Fonseca de Freitas, expressou a sua satisfação e agradecimento, destacando a parceria com as Forças Armadas como fundamental.

O comandante da Zona Militar da Madeira, brigadeiro-general Jorge Pedro, sublinhou que esta colaboração é um privilégio e um complemento à missão do Exército, permitindo aos militares a oportunidade de praticar diversas competências e criando uma situação ‘win-win’ para ambas as partes.

De acordo com uma nota enviada à redação, no âmbito deste protocolo, o RG3 irá disponibilizar diariamente uma viatura e dois militares para operações de vigilância entre julho e setembro (de outubro a novembro, o apoio ficará condicionado à avaliação do risco e à disponibilidade), coordenará ações e capacidades no âmbito do Comando Regional de Operações de Socorro e informará as entidades responsáveis sobre qualquer ocorrência. Por sua vez, o SRPC, IP-RAM, fornecerá os meios materiais necessários, efetuará o pagamento dos custos de deslocação e assegurará as ajudas de custo e alimentação aos militares empenhados.

Este acordo, que acontece pela primeira vez na RAM, vem reforçar a capacidade de resposta na prevenção e combate a incêndios florestais.

Refira-se que este protocolo representa uma novidade no panorama nacional, sendo o primeiro a ser formalizado com um Governo. Em algumas regiões do País esta colaboração tem sido estabelecida com os municípios.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas