Foi ontem inaugurada, no Forum Madeira, a exposição ‘Escola Azul’, que pretende reforçar o compromisso institucional com a sensibilização ambiental e a proteção do oceano.
A exposição é composta por trabalhos criativos desenvolvidos pelas escolas que integram o Programa Educativo Escola Azul, uma iniciativa da Direção Regional da Política do Mar e da Direção Regional das Pescas que, desde 2020, promove a literacia do oceano junto da comunidade educativa da Região. Após a sessão inaugural, o público assistiu a uma apresentação do Teatro Bolo do Caco, com a peça ‘Antónia e a Água Viva’, criada especificamente para o Programa Escola Azul, que reforçou, de forma pedagógica e acessível, a ligação entre arte, educação e sustentabilidade.
‘Escola Azul’ reúne cartazes produzidos por alunos que alertam para o impacto do aumento de resíduos gerados durante as festividades natalícias e de fim de ano. Considerando que, por norma, não há recolha de resíduos nos dias 25, 26, 27, 28 e 31 de dezembro, a iniciativa apela a um esforço coletivo para evitar o transbordo dos ecopontos e a dispersão de lixo pelo vento ou pela chuva, com o consequente risco de chegada ao mar. O objetivo é reter temporariamente os resíduos e depositá-los posteriormente nos ecopontos, tornando visível a quantidade de lixo produzida nesta quadra festiva e incentivando comportamentos mais conscientes e responsáveis.
Neste Natal, o Forum Madeira associa-se à missão das Escolas Azuis, desafiando a comunidade a “dar um presente ao Oceano”, contribuindo ativamente para a sua preservação. A exposição pode ser visitada no corredor do piso 2 até ao dia 5 de janeiro.