A Região Autónoma da Madeira recebeu hoje a visita de vários embaixadores europeus, no âmbito de uma iniciativa promovida pelas embaixadas, com destaque para a Dinamarca, país que detém atualmente a presidência da União Europeia.
Entre os presentes encontrava-se o embaixador da Áustria em Portugal, Christoph Meran, que sublinhou a importância estratégica da Região, sobretudo nas áreas do turismo, investimento e mobilidade europeia.
“Para mim é fantástico estar aqui, é já a quarta vez, mas acho muito importante visitar não só o continente, mas também as ilhas como a Madeira”, afirmou Christoph Meran, salientando que o arquipélago apresenta “muito potencial para trabalhar juntos”.
O embaixador destacou ainda o crescimento do turismo e a presença de empresas austríacas na Região, referindo como exemplo a Doppelmayr, uma empresa especializada na construção de teleféricos.
Segundo Christoph Meran, a Madeira tem vindo a afirmar-se também como um destino atrativo para novos perfis profissionais, especialmente para os nómadas digitais, que consideram a Região “fantástica”, disse, acrescentando que a comunidade austríaca, embora ainda seja pequena, encontra-se em crescimento. “São nómadas digitais, mas também reformados que adoram o clima e as pessoas”.
No plano europeu, apontou oportunidades de cooperação através de fundos comunitários. “Há o Programa Multianual Financeiro da União Europeia, que prevê um esforço especial para regiões mais afastadas de Bruxelas, como é o caso das ilhas”, explicou, lembrando que a Áustria é também um país contribuinte para a União Europeia, e que abre “duas fontes de financiamento possíveis”.
O embaixador explicou que a origem da visita resultou de um convite habitual do Presidente da República aos embaixadores europeus. “O Presidente convida-nos, de seis em seis meses, e é um gesto muito generoso”, afirmou, acrescentando que, apesar da ausência do Chefe de Estado por motivos de saúde, a comitiva foi “muito bem recebida pelo Governo Regional da Madeira”.
Os embaixadores ficam até domingo na Região.