MADEIRA Meteorologia

Marques Mendes saúda decisão da PGR

Data de publicação
18 Dezembro 2025
12:38

O candidato presidencial Luís Marques Mendes considerou esta quinta-feira, no Funchal, que a decisão da Procuradoria-Geral da República de arquivar o processo relacionado com o primeiro-ministro demonstra que “a Justiça funcionou” e que dela sai reforçada a democracia. As declarações foram feitas à margem de uma arruada no centro da capital madeirense, onde esteve acompanhado pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Segundo Marques Mendes, a decisão da PGR permite retirar duas lições essenciais. “A primeira é que esta decisão significa que a Justiça funcionou”, afirmou, sublinhando que houve um escrutínio prolongado, “independente e rigoroso”, que concluiu não existir qualquer problema de legalidade. “Em termos democráticos deve-se saudar quando a Justiça funciona”, acrescentou.

A segunda lição, defendeu, é igualmente positiva para o regime democrático. “Foi um primeiro-ministro que se submeteu ao escrutínio judicial no meio de uma intensa guerra política e esse escrutínio concluiu que não há nenhum problema de legalidade. Com isso ganha também a democracia”, disse, rejeitando a ideia de que o processo tenha fragilizado quer a Justiça quer o chefe do Governo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas