Um homem de 77 anos identificado pela PSP “na sequência de insultos racistas dirigidos a jogadores do FC Porto, foi proibido de entrar em recintos desportivos pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD)”, segundo revelou hoje o organismo em comunicado de imprensa.
“O incidente ocorreu no passado sábado, durante o jogo entre o Sporting CP e o FC Porto, realizado no Pavilhão João Rocha, a contar para a 14.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol — Seniores Masculinos, competição organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol”, descreve a nota.
Segundo a APCVD, fruto da colaboração e rápida atuação da PSP, o adepto suspeito, residente em Lisboa, foi hoje notificado da medida cautelar decretada pela APCVD.
“Em resultado dessa medida cautelar, o adepto fica impedido de aceder a recintos desportivos até ao final do processo de contraordenação”, esclarece o texto do comunicado, recordando que, “de acordo com o regime jurídico em vigor, em caso de condenação, o infrator poderá ser sancionado com uma coima entre 1.750 e 50.000 euros, bem como com a sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivos por um período até três anos”.
A APCVD termina o comunicado chamando a atenção para o facto de que “o incumprimento da medida de interdição decretada constitui crime de desobediência, podendo o adepto ser detido pelas autoridades policiais.”