William, no Funchal, com os chefs Luís Pestana e Joachim Koerper, e Il Gallo d'Oro, também no Funchal, com o chef Benoît Sinthon, são os dois restaurantes na Madeira que ostentam estrela Michelin, galardão que foi revalidado esta terça-feira.
No caso do Il Gallo d'Oro, além de duas estrelas Michelin, o restaurante ostenta também uma estrela verde.
Refira-se que o Il Gallo d'Oro faz parte do restrito rol de sete restaurantes portugueses com estrelas do Guia Michelin 2023 (Casa de Chá da Boa Nova, Leça da Palmeira. chef Rui Paula; The Yeatman, Vila Nova de Gaia. chef Ricardo Costa; Alma, Lisboa. chef Henrique Sá Pessoa; Belcanto, Lisboa. chef José Avillez; Ocean, Alporchinhos. chef Hans Neuner; Vila Joya, Albufeira. chef Dieter Koschina).
O Guia Michelin atribuiu, nesta edição, a primeira estrela a cinco novos restaurantes portugueses, incluindo o vegetariano Encanto, do chef José Avillez, que soma o terceiro espaço distinguido (a par do Belcanto, em Lisboa, e Tasca, no Dubai), anunciou hoje a publicação em Toledo, Espanha.
No total, são 38 os restaurantes em Portugal com estrelas Michelin, dois dos quais na Região Autónoma da Madeira, mais concretamente no Funchal.
Portugal viu ainda ser anunciado nesta cerimónia que decorreu em Toledo que no próximo ano o Guia Michelin será apresentado em duas cerimónias separadas, uma em Espanha outra em Portugal. Uma novidade avançada por Gwendal Poullennec, diretor internacional dos Guias Michelin.
Segundo a organização, "com um evento próprio em Portugal, a revelação da seleção de restaurantes, e a consequente implementação de conteúdos editoriais e de comunicação, que serão partilhados nas nossas diferentes plataformas, queremos contribuir para a promoção de Portugal como destino gastronómico europeu incontornável. A Michelin está grata pelo apoio institucional a esta iniciativa e já está a trabalhar com o Turismo de Portugal na organização desta gala".
Quanto às datas e o local do evento, "serão revelados durante o primeiro trimestre de 2023", revela ainda a organização do Guia Michelin.
Carla Sousa