MADEIRA Meteorologia

Madeira assina protocolo que abre perspetivas na projeção atlântica do país

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Maio 2022
12:25

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas acaba de participar na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a EMACOM, que visa promover a utilização de fibra ótica para fins de investigação, nomeadamente nas áreas da sismologia, vulcanologia, ecologia marinha e das condições oceânicas.

Através do protocolo, a EMACOM compromete-se a ceder os direitos de uso da fibra ótica para todo o equipamento de suporte às experiências científicas a realizar no âmbito do projeto e da sua ligação à Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, cuja gestão e operação fica a cargo da FCT, através da sua unidade de computação científica nacional.

A fundação junta ainda a esta responsabilidade o compromisso de assegurar o acesso ao GeoLab, por parte da comunidade de investigação e ensino, numa parceria que pretende aproveitar as potencialidades humanas e tecnológicas, através da partilha de recursos nas áreas da investigação e da conetividade, nomeadamente através do recurso ao sistema do cabo submarino.

Helena Pereira, da FCT disse que o protocolo resulta de parceiros interessados e cuja colaboração é importante para cimentar a vertente de investigação.

Carla Ribeiro

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas