MADEIRA Meteorologia

Madeira está a ser penalizada por ter sucesso, diz Miguel Albuquerque

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
07 Novembro 2025
10:54

A intervir na sessão de abertura da primeira conferência da Autonomia organizada pela Comissão dos 50 Anos da Autonomia, o presidente do Governo Regional sublinhou que a Madeira está a ser penalizada pelos fundos europeus pelo sucesso que tem alcançado em termos económicos.

Miguel Albuquerque comentava a intervenção anterior de João Cunha e Silva sobre as dificuldades acrescidas das regiões ultraperiféricas para aditar que a Região está a ser penalizada pelo sucesso. Mas os custos ultraperiféricos são permanentes.

Miguel Albuquerque lembrou os sobrecustos da Saúde e da Educação, que um Estado social devia ter em conta, os custos acrescidos da construção e do custo de custos de vida na Madeira.

Lembrando que os madeirenses eram vistos como “os gastadores”, por causa da dívida, o governante disse que a Região está com a divida mais baixa do país.

Mas, “querem madeirenses pobres, com o PIB baixo”, salientou, referindo-se aos cortes previstos nos fundos europeus.

Albuquerque quer uma solução para o Centro Internacional de Negócios da Madeira, criticando a postura de Portugal em ser “politicamente correto” em vez de uma defesa firme da praça financeira.

Sustentando que a Madeira está “num beco sem saída”, por não poder dar passos mais firmes para o seu desenvolvimento, Albuquerque reafirmou que a Região vai apresentar, nos 50 anos de Autonomia, um projeto de revisão constitucional para resolver, “de uma vez por todas”, estes obstáculos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas