MADEIRA Meteorologia

Juventude Popular visita o Quartel dos Bombeiros da Ribeira Brava e Ponta do Sol

Data de publicação
05 Junho 2025
11:29

No passado domingo, a Juventude Popular da Ribeira Brava em conjunto com a JP da Ponta do Sol, realizaram a sua primeira actividade conjunta, visitando o Quartel dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e da Ponta do Sol, e auscultando os heróis que lá trabalham.

A visita, segundo a juventude do CDS, foi “muito além de conhecer equipamentos e fardas, foi ouvir histórias reais, aprender sobre os desafios por estes enfrentados”.

Acrescentaram ainda que “foi poder sentir de perto as dificuldades e emoções destes nobres homens e mulheres que, com poucos meios, mantêm um alto nível de prontidão para auxiliar e defender os habitantes dos concelhos da Ribeira Brava e Ponta do Sol.”

De acordo com a juventude centrista, a visita e auscultação dos Bombeiros ficou “marcada por um número de efetivos que mingua (voluntários e profissionais)e ainda pela falta de equipamentos e a necessidade de renovação dos mesmos”.

De entre o equipamento atual, a JP destaca “capacetes com desgaste excessivo, falta de lanternas e de sistema de som e câmaras.” Estas carências, na opinião dos jovens centristas, reforçam a dedicação dos voluntários, capazes de conciliar os seus empregos com os turnos na corporação, muitas das vezes estendendo-se até 12 horas de serviço.

Segundo a líder da JP da Ponta do Sol, Lara Pereira, “independentemente das dificuldades e dos sacrifícios pessoais a que são submetidos, os elementos da corporação não perderam o ânimo, dedicação e prontidão, e coragem pela qual são conhecidos”.

Para o líder da concelhia da JP da Ribeira Brava, André Ferreira, “os bombeiros têm demonstrado estar à altura dos desafios e presentes sempre que necessário, é então imperativo que a JP esteja pronta a dar voz e agir na defesa destes heróis”.

A juventude centrista conclui afirmando que: “cuidar de quem cuida de nós é um compromisso”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas