MADEIRA Meteorologia

JPP propõe aumento para 100 euros do Complemento Regional de Pensão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Agosto 2023
14:33

Élvio Sousa, líder do JPP, abordou hoje o tema do Complemento Social de Idosos, uma medida do Programa de Governo a ser apresentado no início de setembro, numa iniciativa de contacto com a população de Santa Cruz.

"O Complemento Social de Idosos foi uma luta de vários anos do JPP, precisamente desde 2015, e que foi, apenas, acolhida pelo Governo Regional apenas em 2021, mas com uma execução baixa, de apenas 2100 beneficiários, em mais de 5 a 6 mil utentes que não se encontram inscritos pela burocracia da Secretaria", disse.

"Nesta conjuntura de inflação, de aumentos dos preços do supermercado, de aumento de rendas das casas e taxas de juro dos empréstimos, e necessidades de fazer face a outras despesas como medicamentos, consultas médicas e/ou exames, há necessidade de atualização desse complemento de pensão para valores nunca inferiores a 100 euros. Essa deve ser uma prioridade social, pois o que vemos é que em 2022 o Governo PSD/CDS gastou 20 milhões num Campo de Golfe, e apenas 700 mil euros no Complemento Social para idosos e para quem figura na primeira maior taxa de risco de pobreza, que não tem parado de aumentar. Uma vergonha, frisou.

"A verdade é esta: o JPP propõe um aumento para 100 euros do Complemento de Pensão. Esta coligação PSD/CDS, que saiu cara ao erário e ao contribuinte, tem de reduzir despesas e baixar gorduras para deixar margem para cobrir estes reformados. Segundo os valores inscritos nas contas é mentira, tal como afirmou Albuquerque, que o Governo tenha aplicado 4 milhões de euros no Complemento de Idosos. A execução orçamental fala de 1,1 milhão em 2021, e 700 mil euros em 2022, muito longe dos 4 milhões orçamentados, e não executados", explicou Élvio Sousa

"O Governo Regional PSD/CDS tem de simplificar procedimentos, e a proposta do JPP é que o processo seja simplificado e automático, pois atualmente para ser beneficiário o idoso passa por processo longo e burocrático, fazendo as pessoas desistir e a fraca adesão a esta importante ajuda, para quem tem pensões baixas. O JPP relembra a mais elevada taxa de risco de pobreza que se vive na Região Autónoma da Madeira, com os idosos a serem ser um dos grupos de maior risco, exatamente pelos baixos rendimentos que auferem", rematou o cabeça de lista.

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas