A primeira de duas sessões plenárias agendadas para esta quarta-feira começou com a apresentação de um voto de solidariedade, pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, "aos madeirenses afetados pela depressão 'Óscar' e às forças de prevenção e socorro".
José Manuel Rodrigues realçou que o temporal "provocou elevados danos e desalojou mais de cinco dezenas de pessoas". "As consequências materiais ainda estão por apurar em toda a sua dimensão, mas o efeito na vida de alguns madeirenses fez sentir-se de forma intensa, originando angústia, dor e sofrimento."
Nesta situação, considera o presidente da ALRAM, "valeu a resposta pronta de várias entidades que, atempadamente, preveniram e prepararam planos de emergência que se revelaram adequados à dimensão da tempestade".
"Neste âmbito, há que realçar a pronta ação dos serviços governamentais e municipais, das empresas públicas, das autarquias, do IPMA, da Proteção Civil regional e dos serviços municipais de proteção civil, dos corpos de bombeiros, da Cruz Vermelha, da Laboratório Regional de Engenharia Civil, do Sistema Regional de Saúde, das Forças de Segurança, das Forças Armadas, dos profissionais dos aeroportos da Madeira, dos funcionários das empresas privadas de vários setores de atividade, dos voluntários e de todos aqueles que deram o seu melhor para prevenir e minimizar o impacto deste forte temporal que assolou a Madeira. Sem o seu trabalho, estaríamos hoje a lamentar consequências muito mais graves da passagem desta depressão", afirmou.
"Assim, a Assembleia Legislativa da Madeira manifesta a sua forte solidariedade e apoio a todas os cidadãos e famílias afetados por esta tempestade, desejando que possam restabelecer rapidamente a sua vida, e expressa o seu enorme agradecimento e reconhecimento a todos os que trabalharam na prevenção, socorro, realojamento e reposição da normalidade neste momento difícil da nossa vida coletiva", concluiu José Manuel Rodrigues.
Marco Milho