Os deputados municipais de Machico, Lucinda Moreira, Jéssica Teles e António Teixeira, eleitos pelo Juntos Pelo Povo (JPP), reuniram-esta quinta-feira com o presidente da Câmara Municipal, a quem apresentaram medidas para serem integradas no orçamento municipal para 2026, anunciou o partido em comunicado.
De acordo com a fonte, Lucinda Moreira, líder do grupo municipal do JPP, destacou duas áreas de intervenção que considera urgentes em Machico, nomeadamente, a segurança e a mobilidade, matérias que o JPP defendeu durante a campanha eleitoral.
O JPP considera “fundamental” que a Câmara Municipal de Machico tenha “capacidade de intervenção na requalificação dos miradouros, nomeadamente no emblemático Miradouro da Portela, com a construção de casas de banho para os comerciantes e visitantes”.
Os deputados municipais consideram também urgente “um programa de reabilitação e limpeza do leito das ribeiras e proceder à desratização das mesmas para garantir mais segurança aos munícipes e salvaguardar as plantações agrícolas adjacentes”.
A necessidade de “reforço de placas sinaléticas com informação de segurança, na praia da Maiata, freguesia do Porto da Cruz, para aumentar a divulgação de medidas de segurança e evitar acidentes que, infelizmente, são recorrentes naquela zona” é outra medida que o JPP defende.
No âmbito da mobilidade, o grupo municipal pede a substituição gradual das lombas redutoras de velocidade no centro da cidade de Machico por um sistema de controlo de velocidade inteligente com semáforos.
Na freguesia de Água de Pena, o JPP, através do eleito António Teixeira, apresentou algumas propostas para o orçamento, entre elas, incentivo à natalidade, apoio financeiro para viagens a estudantes universitários e uma proposta de reformulação administrativa da informática da autarquia.
O eleito do Porto da Cruz propõe melhoria da mobilidade e acessibilidades, realização de ações de formação para a população no âmbito das tecnologias, com a implementação de um Programa de Atualização Tecnológica e Literacia Digital e a instalação de “cacifos locky” nas instalações da autarquia.
Marco Perestrelo, vogal eleito na assembleia de freguesia de Machico tem como prioridades o apoio à natalidade e aos agricultores. Na freguesia de Santo António da Serra, Telmo Costa e André Vieira, têm como propostas o reforço da limpeza e manutenção dos caminhos e veredas da freguesia.