MADEIRA Meteorologia

Jornadas: Deputado do Chega acusa PSD de “branquear a corrupção”

Data de publicação
10 Dezembro 2024
14:20

O deputado madeirense Francisco Gomes, eleito pelo Chega para a Assembleia da República, a participar nas jornadas parlamentares do partido, em Coimbra, disse que há um esforço do PSD para “branquear a corrupção” na Madeira.

“Desde Ursula von der Leyen e António Costa ao governo regional da Madeira, Portugal e a Europa estão longe de ser exemplos. Ainda hoje [ontem] o secretário-geral do PSD disse que está confortável com o facto de Albuquerque voltar a ser candidato, o que denota o esforço daquele partido para branquear a corrupção que corrói a Madeira”, declarou.

Na ótica de Francisco Gomes, “o combate à corrupção só será plenamente alcançado quando o país assumir, com seriedade e genuinidade, a reforma profunda do sistema político por via da fundação de uma IV República

De acordo com um comunicado, o parlamentar madeirense considera que “a corrupção tem cinco facetas distintas, nomeadamente a economia paralela, a legislação que potencia a gestão danosa da Causa Pública, as insuficiências do sistema jurídico, a desadequação da moldura penal e o enraizamento das más práticas financeiras na cultura popular”.

Mudar todos estes aspectos, implica, na visão do deputado, não só um trabalho difícil, “mas uma missão geracional, que exige que a classe política consiga pensar o país, não em termos de ciclos eleitorais, mas em termos de décadas”.

“A corrupção compra a consciência de alguém e afeta de forma ainda mais expressiva os políticos medíocres e incompetentes, que consideram possível e aceitável roubar o que é do Povo. Mudar isto exige que os políticos sejam estadistas, mais preocupados com a recuperação dos alicerces do país do que em ganhar e preservar o poder pelo poder”, defende.

Francisco Gomes lamenta “que a corrupção se tenha tornado um problema endémico a todos os níveis da governação” e observou, também, que há um esforço generalizado para normalizar a corrupção e falta de meios humanos, financeiros e legais para combater o que vê como a delapidação da moral e ética no serviço público.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas