MADEIRA Meteorologia

Jornadas 2025: Hélder Gomes enalteceu trabalho de “obreiro” de Ricardo Nascimento

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
23 Maio 2025
12:12

Hélder Gomes, que ouvia atentamente a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Ribeira Brava, foi o primeiro a colocar questões ao autarca, após a intervenção deste.

O antigo elemento da sua equipa, e deputado municipal pelo movimento ‘Ribeira Brava primeiro’, começou por apontar que “de 2013 a 2017, o presidente chegou à Câmara e fez um trabalho financeiro, e acima de tudo, teve ideias, teve vontade para mudar a Ribeira Brava, teve a mentalidade, a garra”. Foi por isso que apoiou Ricardo Nascimento em 2017, disse, mesmo contra o seu partido.

Lembrando que saiu “de consciência tranquila” das funções que desempenhava na Câmara Municipal, Hélder Gomes disse que para o futuro, pensar em manter os apoios À educação, ao desporto, às juntas e associações. “fundamental para o crescimento e estabilidade do concelho

É preciso ter em atenção a manutenção da rede viária, do dia-a-dia “que causa muitos transtornos à população”, bem como de novos caminhos agrícolas. Quer que seja lançada a semente para obras importantes e já abordadas, como do auditório da Ribeira Brava, um pavilhão coberto no Campanário, construção de uma via ao longo das margens da ribeira da Serra de Água juntando o corredor verde, entre outros.

Comentando a ideia lançada de que a praça da marginal Ribeira Brava Tabua devia chamar-se Praça Ricardo Nascimento, Hélder Gomes disse concordar porque, quando trabalhava com o autarca, nessa altura, viu o quanto o presidente se dedicou ao projeto, tendo sido “mais engenheiro que os engenheiros”. Fez cortes financeiros, onde os engenheiros não conseguiram. “Eu estive lá e vi quem foi o obreiro, e foi o Ricardo Nascimento, sei o quanto lutou para isso”.

Em reação, Ricardo Nascimento recordou, de facto, o que trabalhou para ter a marginal, partilhando o mérito com o presidente do Governo Regional, que “chegou um dia à câmara com um desenho num papel”, com ideias para a marginal, que, não sendo perfeito, é atualmente muito procurado perla população local, regional e turistas.

Sobre o Calhau da Lapa, Ricardo Nascimento disse que não é um projeto fácil nem barato. “A única pessoa que teve a coragem para fechar o calhau da Lapa foi o Ricardo Nascimento”, disse, lembrando os riscos de queda da escarpa ali existentes.

Com a alteração prevista para o PDM, Ricardo Nascimento tem fé para mais investimento do setor, dando contudo, conta, de dados significativos: de cinco alojamentos locais em 2013, para 282 registados na semana passada.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas