MADEIRA Meteorologia

Instituição de acolhimento em choque com morte de jovem

    JM-Madeira

    JM-Madeira

    Data de publicação
    05 Março 2021
    23:08

    A menina trepou, alegadamente, uma vedação alta sofrendo uma queda que acabou por ser mortal. Apesar dos esforços das equipas de socorro e dos médicos, a rapariga acabou por falecer no hospital.TRAGÉDIA

    A rapariga de 13 anos que sofreu uma queda grave na noite de terça-feira, quando estava na Casa de Acolhimento de São Filipe, no Funchal, não resistiu aos ferimentos graves e acabou por falecer na unidade de cuidados intensivos pediátricos do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Apesar dos esforços das equipas médicas, os ferimentos foram fatais.

    Quinta e sexta-feira foram, por isso, dias de tristeza no Santo da Serra, no concelho de Santa Cruz, local onde a jovem tinha raízes familiares. Segundo o que uma fonte médica revelou ao JM, a criança sofria, alegadamente, de uma doença crónica do foro mental.

    Também a comunidade da instituição de acolhimento está completamente estupefacta com o resultado dos acontecimentos de terça-feira, já depois das 21 horas, altura em que a jovem sofreu a queda.

    Numa nota enviada às redações, o Instituto de Segurança Social da Madeira "vem expressar as mais sentidas condolências pelo falecimento da jovem acolhida em Casa de Acolhimento, partilhando da dor da família e da comunidade onde estava integrada".

    Segurança Social apoia família.

    Na mesma comunicação, o Instituto "reconhece a dedicação da Casa de Acolhimento na proteção de crianças e jovens".

    Agradece, ainda, a colaboração "dos técnicos da área da saúde, que prontamente se disponibilizaram para apoiar a família e a comunidade de acolhimento, na gestão das emoções que esta perda envolve".

    Recorde-se, conforme o JM noticiou na edição impressa de quinta-feira, que a jovem sofreu uma queda na noite do dia 2 de março (terça-feira), sofrendo ferimentos de muita gravidade no corpo, vários traumatismos internos e externos, algumas escoriações e ainda um possível traumatismo cranioencefálico.

    A rapariga chegou a ser operada de urgência, mas, infelizmente, os ferimentos internos críticos acabaram por motivar a morte cerebral.

    Por Paulo Graça

    OPINIÃO EM DESTAQUE
    Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
    18/12/2025 08:00

    Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

    Ver todos os artigos

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

    Enviar Resultados
    RJM PODCASTS

    Mais Lidas

    Últimas